Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pau-rosa na lista internacional
de espécies controladas


Manaus  - A proposta do Brasil de incluir o pau-rosa (Aniba rosaeodora) na lista de comércio controlado foi aprovada nesta quarta-feira (17), na 15ª Reunião da Convenção Internacional sobre Espécies da Flora e Fauna Ameaçadas de Extinção (Cites, na sigla em inglês).
A aprovação aconteceu por unanimidade em Doha, no Catar, segundo informações do Ibama. Com isso, os 175 países participantes da convenção se comprometem a combater o tráfico da planta.
A proteção ao pau-rosa foi proposta pelo Brasil por causa do desaparecimento de populações naturais da espécie nos estados do Pará e do Amapá, e em grande parte do estado do Amazonas.
O pau-rosa pode atingir até 30 metros de altura e possui regeneração natural lenta. De acordo com o Ibama, foi explorado durante décadas na região amazônica. O óleo essencial extraído a partir de sua madeira e folhas é rico em linalol, princípio ativo utilizado em perfumes.
Dados do Ibama apontam uma grande diferença entre o volume autorizado de corte de pau-rosa e a quantidade de óleo essencial exportado.(Globo Amazonia)







Nenhum comentário: