Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Reis da Suécia deixam Manaus
e encerram visita ao Brasil

Manaus - –Chegou ao fim a visita do rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, e a rainha Sílvia, que estavam no Brasil desde o dia 21. A despedida aconteceu na noite de domingo (28), em Manaus.
O casal real chegou ao Amazonas no último sábado (27), quando desembarcou no município de São Gabriel da Cachoeira, após longa agenda que incluiu paradas em Brasília, São Paulo e Recife.
O convite à Amazônia foi feito pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a intenção de mostrar a forte colaboração dos militares com a população de São Gabriel, inclusive indígenas.
O casal real visitou o Pelotão do Exército e, em seguida, seguiu para Manaus, onde foram recebidos pelo governador do Estado, Eduardo Braga, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde discutiram a questão ambiental e a segurança na fronteira.
O primeiro ponto da visita foi Recife (PE), no domingo (21). Logo depois, o rei Gustavo cumpriu agenda em Brasília (DF), nesta que é a primeira oficial depois de 25 anos.
Na quarta-feira (24), o casal esteve com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, e logo depois foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para lançar o Conselho Empresarial Brasil-Suécia. Depois da visita ao Congresso Nacional, rei e rainha partiram para um almoço no Palácio Itamaraty.
Objetivos
Acompanhados por uma comitiva de empresários, os suecos vieram ao Brasil para negociar etanol, combustíveis limpos e, principalmente, para promover a venda de caças Gripen NG, da indústria Saab, no processo de seleção dos 36 aviões que substituirão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Participam da concorrência, além do sueco Gripen NX, o F-18 Super Hornet, da americana Boeing; e o Rafale, da francesa Dassault. O negócio pode chegar a cerca de US$ 8 bilhões.
Em São Paulo, o rei e a rainha abriram o Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual, no Hotel Tívoli. O casal também realizou visitas a empresas como Embraer, ainda no estado de São Paulo.A rainha Sílvia, que é filha de mãe brasileira e morou muitos anos em São Paulo, afirmou a jornalistas que já esteve várias vezes na Amazônia, mas não hesitou em aceitar o convite do ministro. A visita ao Amazonas encerrou a oficial do rei Gustavo e rainha Sílvia no Brasil. (JCM)





Nenhum comentário: