Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

BRAGA DEIXA O GOVERNO E
DEPOIS JANTA COM LULA

Brasilia - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro ontem que pretende oferecer um jantar no Palácio da Alvorada para articular apoio de governadores do Norte e do Nordeste à candidatura da ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, à Presidência da República.
Cinco governadores da região se reuniram com o presidente no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo, pedindo apoio para suas candidaturas ao Senado.
Estiveram presentes os governadores do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB); do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria (PSB); do Amapá, Waldez Góes (PDT), de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), e do Piauí, Wellington Dias (PT). Com exceção de Wellington Dias, todos os disseram que pretendem deixar o governo e concorrer a vagas no Senado.
“O presidente os recebeu, mas marcou uma próxima conversa após a saída deles do governo”, informou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “A próxima conversa servirá tanto para definir apoio às candidaturas nos estados, quanto para integrá-los à campanha da ministra Dilma. O jantar será uma oportunidade de vê-los no plano nacional”, disse Padilha.
O presidente Lula espera que o governador do Piauí, Wellington Dias defina até quarta-feira (31) se concorre a um mandato de senador. De acordo com Padilha, o presidente disse a Wellington que é importante eleger no Piauí dois senadores da base aliada, e um deles seria o próprio governador.
No dia 3 de abril termina o prazo de desincompatibilização para os ocupantes de cargos do Executivo que pretendem disputar eleições neste ano. Lula ainda espera até quarta-feira a definição dos ministros que sairão para disputar eleição. Nesta semana Lula espera conversar com os ministros Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Hélio Costa, das Comunicações, e Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Hoje (30), Lula também conversará com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que cogita deixar o governo para se candidatar a um cargo em Goiás. “Não tem nada definido, mas quem chega aqui indefinido o presidente convence a ficar”, informou Padilha sobre o tom que deverá ser adotado por Lula na conversa.
O governo ainda não indicou os substitutos para quem disputará a eleição, no entanto, de acordo com Padilha, a orientação do presidente Lula é escolher os substitutos “entre as pessoas que já estão na máquina”. “Lula ouvirá os ministros nesse sentido”, disse Padilha.
Logo após o feriado da Semana Santa, na segunda-feira (5), o presidente Lula pretende realizar a primeira reunião ministerial com a presença de todos os que permanecerem nos cargos e dos novos ministros.
“A preocupação é continuar tocando o governo, e o presidente Lula vai querer dedicação exclusiva dos ministros para isso. O ministro que fica não fica a serviço do que saiu, e sim a serviço do governo”, disse Padilha. (Manoreporter)







Nenhum comentário: