Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

ASSEMBLÉIA DARÁ POSSE A AZIZ
EM SESSÃO NO PALÁCIO RIO NEGRO


Manaus - A Assembleia Legislativa vai se reunir, amanhã, a partir das 19h, no Palácio Negro, para dar posse ao novo governador Omar Aziz e prestar homenagem a Eduardo Braga.
Por 16 votos a 1, a Assembléia Legislativa do Estado (ALE) aprovou e promulgou nesta segunda-feira (29) o projeto de lei que transfere a reunião plenária de quarta-feira (dia 31) o Centro Cultural Palácio Rio Negro, na Avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus. A sessão será realizada a partir das 19h.
Durante a reunião no Centro Cultural Palácio Rio Negro, o governador Eduardo Braga (PMDB), que está se desincompatibilizando do cargo e deve concorrer ao Senado nas próximas eleições, fará um balanço de sua administração e transferirá o comando do Estado ao vice-governador Omar Aziz (PMN).
Com parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, cujo relator é o deputado Sinésio Campos (PT), a proposta causou polêmica no plenário da ALE. Único voto contrário em plenário, o deputado Luiz Castro (PPS) disse que a aprovação da medida é um “gesto de subserviência do Legislativo ao Executivo”. “Não há necessidade. Temos um espaço enorme aqui na ALE e o Palácio Rio Negro é insuficiente para acomodar tantas pessoas”, protestou ele.
Para o deputado Luiz Castro, a transferência da sessão da ALE desta quarta-feira para o Palácio Rio Negro representa uma antecipação do resultado das eleições majoritárias deste ano e “uma posse virtual” do próximo governador do Estado.
O presidente da ALE, Belarmino Lins (PMDB), lembrou que a transferência da sessão plenária desta quarta-feira foi uma iniciativa da própria Mesa Diretora da Casa e não uma imposição do Governo do Estado, como o deputado Luiz Castro suscitou durante a votação da proposta.
“Não há nenhuma subserviência do Legislativo ao Executivo. O deputado Luiz Castro está apimentando e criando polêmica sem necessidade”, contestou ele. Belarmino explicou também que partiu do próprio Omar Aziz a idéia de a cerimônia ser realizada no Centro Cultural Palácio Rio Negro.
Defensor da proposta, Sinésio disse que a transferência das sessões plenárias da Assembleia não é uma medida “inusitada”. “Já realizamos reuniões plenárias em Tefé e em outros municípios do interior do Estado”, afirmou.
Para justificar a ação da Mesa Diretora da Assembleia, o deputado Vicente Lopes (PMDB) disse que o Palácio Rio Negro representa “o grande templo da democracia no Estado do Amazonas’’. “Aprovo a medida em quaisquer circunstâncias”, disparou. Ele disse ainda que serão instalados telões na área externa do Palácio.
Com a saída do Governo em tgempo hábil, Eduardo braga (PMDB)  oficializa o seu projeto político de disputar uma vaga para o Senado da República. Aolongo de trinta anos, Eduardo Braga foi vereador de Manaus, deputado estadual, deputado federal, prefeito da capital, governador por dois mandatos e agora mira no Senado da República, que nas eleições deste ano abre duas vagas.

Nenhum comentário: