Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

BRAGA DISCUTE AÇÕES CONTRA O
 AQUECIMENTO GLOBAL EM CANCUN

Cancun, México - - Braga discute soluções contra o aquecimento global“Há um povo que habita a floresta, que a defende, e vive nas suas entranhas. Este povo precisa ter condições de viver com dignidade para assegurar que a floresta ficará de pé, caso contrário, com fome, a riqueza da floresta será usada para a sobrevivência, o que é justo”, disse Braga, durante sua participação no seminário “De Copenhague ao México: desenvolvimento de política de mudanças climáticas”, em Cancun, no México, durante o encontro de governadores na reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na plateia, estavam autoridades dos 48 países membros do BID, incluindo governadores e ministros da área de econômica e finanças e presidentes de bancos centrais, e integrando a rodada de debates que incluia, entre outros, vencedores do prêmio Nobel da Paz, Rajendra Pachaur, e de Química, José Mario Molina-Pasquel, mais a ex - presidente da Irlanda, Mary Therese Robinson.
Braga salientou que o Amazonas introduziu o modelo de preservação ambiental e compensação financeira com sucesso. “Reduzimos o índice de desmatamento no Estado e oferecemos condições para que as pessoas que estão no meio da floresta, em áreas de preservação, vivam com mais dignidade. O Bolsa Floresta é um programa consolidado, que está crescendo e sendo aperfeiçoado”.
Sobre a próxima conferência mundial promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir questões relacionadas ao clima, que acontecerá no México no final deste ano, Braga disse ter esperança de que um acordo mais concreto sairá da discussão sustentando a importância das florestas e sua valorização monetária. “Copenhague inseriu as florestas na discussão e no México temos que consolidar isso. Acredito que serão criados fundos para conter o aquecimento global, e esta decisão debe ser tomada logo”, avaliou.
A relação entre baixas condições de vida e desmatamento foi citada várias vezes nas falas dos demais participantes do seminário. O químico mexicano José Mario Molina-Pasquel concordou com Braga, quando este reproduz a história da mãe que disse que prefería derrubar uma árvore a ver o filho chorar de fome.
MODELO
Adotando uma postura de cobrança no que se refere a tomar atitudes, sair do discurso de necessidade de preservação e envolver todos como parte do proceso de conscientização da importancia de contero o aquecimento global, a ex -presidente da Irlanda, disse que o Amazonas faz sua parte e o modelo de preservação adotado poder ser levado para a África, que tem florestas tropicais. “Esta experiencia precisa ser exportada. Precisamos de ações como esta e não só de discursos”, disse
Para o prêmio Nobel da Paz, Rajendra Pachaur, o Amazonas tem fundamental importância nas discussões sobre preservação ambiental em todo o mundo por estar desenvolvendo experiência exitosa. “O Amazonas é importante e deve mostrar o que está fazendo”, disse.( Agecom)

Nenhum comentário: