Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Refém das Farc é resgatado na
Colômbia com ajuda brasileira


Brasilia - As Forças Armadas Revolucionários da Colômbia (Farc) localizaram no domingo (28) o refém Josué Daniel Calvo na selva do sul do país. A informação foi confirmada por Ricardo Montenegro, porta-voz do movimento Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP). A operação contou com a participação de militares do Exército Brasileiro e integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Josué Calvo foi raptado pelas Farc em 20 de abril de 2009 nos arredores de El Encanto, Vista Hermosa. Além desta missão, os militares brasileiros estarão envolvidos no resgate de Pablo Emilio Moncayo, também soldado colombiano, que está sob poder das Farc há mais de 12 anos. O resgate de Moncayo está previsto para ocorrer na região da cidade de Florencia, no departamento de Caquetá.
Os dois soldados fazem parte de um grupo de 23 militares e policiais que as Farc mantêm como reféns e que o grupo rebelde pretende trocar por cerca de 500 guerrilheiros presos, algo que o presidente colombiano Alvaro Uribe rejeita.
O helicóptero brasileiro partiu da cidade de Villavicencio, na Colômbia, com seis militares brasileiros, dois integrantes da Cruz Vermelha, um religioso da igreja católica colombiana e a senadora Piedad Córdoba, que conduz as negociações com o grupo guerrilheiro.
O governo brasileiro tem duas aeronaves envolvidas na operação, mas apenas um dos helicópteros partiu para o resgate na manhã deste domingo.
Partida
Os dois helicópteros do Exército brasileiro, chegaram por volta de 15h20 (horário de Brasília) no sábado (27) à Villavencio na Colômbia. As aeronaves saíram às 9h30 de São Gabriel da Cachoeira (AM) e fizeram uma parada em Querari (AM), por volta de 12h30. O trecho final da viagem até Villavencio é estimado em duas horas e meia.
Estão nos helicópteros 20 militares que farão parte da operação de resgate. A operação vai durar até terça-feira (30) e será dividida em duas partes. A primeira fase acontece neste domingo (28) e a segunda na terça. Em cada uma delas será resgatado um refém. A operação é toda comandada pela Cruz Vermelha e o Brasil dá apenas apoio logístico.
Nota
Em nota emitida na tarde deste domingo (28), o Comitê Internacional da Cruz Vermelha confirma o resgate de Josué Daniel Calvo, mantido refém pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 20 de abril de 2009. (Fonte: ABR)

Nenhum comentário: