Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

MEIO CAMPO ELEITORAL EMBOLADO

         *Osny Araújo                

Parece que não adiantaram os apertos de mãos, sorrisos, abraços e tapinhas nas costas trocados entre o governador Eduardo Braga (PMDB) e o senador-ministro Alfredo Nascimento (PR), pre-candidato ao Governo do Estado, durante a inauguração do Terminal Hidroviário de São Raimundo, em concorrida festa popular com fortes apelos políticos – coisas da época.

Os dois políticos andaram por algum tempo trocando muitas farpas, mas naquele momento, estavam com os espíritos desarmados e muito cordiais. Tudo levava a crer que a sucessão governamental no Amazonas seria logo definida, ou seja, parecia mesmo que o presidente Lula iria emplacar logo o palanque único no Estado em apoio à candidatura da ministra Dilma Roussef, ao Planalto e de Alfredo Nascimento para o Governo do Estado.

De bem com a vida, uma vez que estava entregando mais uma obra a população e assinando novos convênios com o Ministério dos Transportes, comandado por Nascimento, Braga chegou a afirmar que os dois postulantes ao Governo, ou seja, Aziz, (PR), atual vice-governador e Nascimento, teriam até junho para conversar, ou seja, para resolver a situação. Mas, ao que parece, as coisas de lá para cá, tomaram outros rumos e com isso, o meio de campo eleitoral para a sucessão no Amazonas, ficou ainda mais embolado.

Os jornais da cidade noticiaram com todas as letras que o PMDB, partido de Braga, vai sim, apoiar a candidatura da ministra Dilma, mas garante, que o seu candidato ao Governo será mesmo o vice-governador Omar Aziz, que teria recebido o sinal verde de Braga numa solenidade no município de Presidente Figueiredo.

O certo, é que o vice-governador Omar Aziz esta absolutamente empolgado com a idéia e para removê-lo, será necessário muita conversa, mas, a tarefa não será nada fácil.

Como ainda temos algum tempo para que as reais definições ocorram, continuaremos a aguardar com expectativa o desenrolar das conversações políticas, para ver de fato como a coisa vai ficar.

Candidatissimo ao Senado da Republica, o governador Eduardo Braga no que diz respeito ao seu candidato ao Governo, embora não seja muito adepto dessa pratica, parece mesmo em cima do muro, apesar das sinalizações em favor do nome de Aziz, ele ainda não deixou inteiramente claro qual a posição que assumirá nesse jogo político.

Enquanto isso vamos aguardar as providencias a serem tomadas pelo presidente Lula que apóia Nascimento e certamente tentará colocar nesse barco o governador Eduardo Braga.

João Thomé, presidente em exercício do PMDB, confirmou que o seu partido apóia o nome de Aziz e foi mais alem, dizendo que o presidente Lula não apita nada no processo sucessório do Estado, sugerindo, que ele venha para o Amazonas e se candidate a deputado federal para poder ter o direito de opinar. Será que o Thomé esta com essa bola toda...

O que se pode afirmar no momento, e que a sucessão no Amazonas, a nível de apoio do governador Eduardo Braga ainda esta indefinida e até que os pingos sejam colocados nos is, muita água ainda vai passar embaixo da ponte.

Apesar da contundente afirmação de João Thomé, ainda acredito que o presidente Lula vai meter sim, a sua colher nesse mingau e quem sabe, possa bater o martelo a favor de Alfredo Nascimento.

Aprendi desde cedo, com os próprios políticos, que no ramo tudo e possível, por isso, não e bom duvidar dessa possibilidade.

Aliado desde o primeiro momento do presidente Lula, de quem afirma ser amigo pessoal, o governador Eduardo Braga há muito que se meteu nessa sinuca de bico e para sair, precisara dar uma tacada certeira para não aborrecer o grande parceiro.

É claro, que o presidente Lula e o seu partido, o PT, tem todo interesse na eleição de Alfredo Nascimento para o Governo do Estado. Com isso, ele mata dois coelhos com uma cajadada só.

O PR perderá um senador, no caso Alfredo Nascimento, caso seja eleito governador e o PT ficará com mais um senador efetivo, no caso o suplente João Pedro, que só continuará no posto, se Nascimento tiver sucesso no pleito que se avizinha ou se permanecer ministro, hipótese absolutamente remota, para não dizer que é utópica.

Por essas e outras razões, Lula vai arregaçar as mangas para que Nascimento seja o próximo governador do Amazonas. Quem viver, verá.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: