Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Governo entrega grupos geradores e escolas
na reserva de Desenvolvimento do Juma

Novo Aripuanã AM - O Governo do Amazonas entregou ontem (28,  juntamente com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), duas escolas, uma base de fiscalização e grupos geradores de energia elétrica para 29 comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, em Novo Aripuanã.
Durante a solenidade, realizada na comunidade São Félix, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, ao lado do seu vice, Omar Aziz, falou sobre as ações colocadas em prática para melhorar a vida das pessoas e reafirmou o compromisso do governo com a interiorização do desenvolvimento e a sustentabilidade.
raga ressaltou que o programa "Bolsa Floresta" faz parte do modelo de desenvolvimento sustentável Zona Franca Verde, implantado em 2003 para criar oportunidade de desenvolvimento de forma racional e viabilizar a utilização dos recursos da floresta sem degradar o meio ambiente.
“Nós aprendemos o caminho para valorizar a floresta. Quando criamos a Fundação Amazonas Sustentável, nós criamos um mecanismo que dota as comunidades da infra-estrutura necessária para viver melhor de forma auto-sustentável, pois os investimentos são definidos de forma participativa pelos próprios membros da comunidade, que apontam as prioridades dos investimentos”, disse ele.
Já o vice, Omar Aziz, lembrou que o Governo do Estado está promovendo o resgate da dignidade da população do interior, criando a infra-estrutura básica necessária para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e novas perspectivas de futuro, com mais emprego e renda.
“Esses grupos geradores de energia elétrica vão mudar a vida das pessoas que moram nas 29 comunidades do município de Novo Aripuanã”, exemplificou, lembrando que o Programa de Eletrificação da Reserva prevê 14 quilômetros de rede de distribuição elétrica e a instalação elétrica em 329 residências.
O combate às atividades ilegais e ao desmatamento da reserva também foi reforçado com a entrega da base operacional do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), no quilômetro 80 da AM-174, estrada de Novo Aripuanã – Apuí.
A base foi construída com recursos da FAS, e entregue ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. Além dos equipamentos de monitoramento, a base contará com caminhonete e motocicleta que auxiliarão a fiscalização na estrada.
Uma das escolas fica na comunidade São Miguel, no rio Novo Aripuanã, a outra na comunidade do Abelha, no rio Mariepaua. As atividades desenvolvidas fazem parte do Programa Bolsa Floresta.Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: