Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Manaus refletio na ‘Hora do Planeta’

Manaus - Além do Teatro Amazonas, que já havia participado do manifesto mundial no ano passado, espaços como o Parque dos Bilhares, a Lagoa do Japiim, Tropical Hotel, Procuradoria da República, Usina do Mocó, Alfândega e Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/Ulbra) tiveram suas luzes apagadas.
No pátio da Ulbra, um grupo de pessoas saiu em passeata, outras em bicicleta, rumo à Lagoa do Japiim, na Zona Sul. Quem já estava no parque público formou um enorme cinturão entorno do lago, com velas acesas nas mãos. “Temos uma hora para refletirmos sobre o meio ambiente e pensarmos em nossas atitudes”, ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Marcelo Dutra, durante o evento.
Segundo o representante da WWF-Brasil em Manaus, Cláudio Maretti, o movimento destaca duas situações: a primeira é a gravidade dos impactos ambientais recentes junto ao consumo desenfreado de recursos naturais, já a segunda é o despertar das pessoas para que façam algo que chame a atenção das autoridades sem desordem. “Assim, nós mostramos que esse é um momento para pensar, através da música e de muita conversa. Não precisamos sair agredindo ninguém por ai para destacarmos a importância da mensagem”, ressaltou.
Ressaltando fazer a sua parte para preservar o ambiente, Keyce Araújo, uma das ciclistas engajadas no evento, disse que há seis anos trocou seu carro por uma bicicleta. Segundo ela, os benefícios vistos ao longo deste tempo foram maiores do que imaginava. “Você tem melhor qualidade de vida e favorece o ambiente. Isso é consequência da consciência”, afirmou.
A iniciativa ‘Hora do Planeta’ foi lançada em 2007, em Sydney, na Austrália, pela organização internacional WWF. A entidade está presente em mais de 100 países em projetos de incentivo a conservação da natureza. O Brasil participa do movimento desde o ano passado, quando foram apagadas as luzes do Cristo Redentor e do Congresso Nacional. diadia@emtempo.com.br

Nenhum comentário: