Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2010

São José
Com Termo de Conduta Shopping volta a funcionar

Manaus - Após três dias de interdição e acúmulo de R$ 1,2 milhão em prejuízos, o Uai Shopping São José reabriu hoje, às 9h, com todas as atividades normais. A liberação foi concedida ontem, a partir da assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e administração do Uai Shopping, representado pelo presidente do grupo, Elias Júnior.
A Associação de Lojistas do Uai Shopping São José classificou a ação do Implurb como infeliz, impopular e impensada. “Os lojistas não tem nada a ver com isso. Enquanto se tentava devolver o direito de trabalhar e o acesso da população aos serviços, tinham alimentos estragando”, reprimiu o presidente da associação, Hélio Nobre, ao lembrar que nenhum lojista vai ser ressarcido dos prejuízos.
Como aproximadamente 17 mil pessoas circulam diariamente pelo local, a estimativa é que mais de 50 mil pessoas tenham deixado de receber os mais variados atendimentos disponibilizados pelo centro comercial.
Além das 65 lojas, o shopping possui também lotérica, agência da Caixa Econômica Federal, caixas eletrônicos, clínicas médicas e uma agência do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).
Para tentar sanar as irregularidades apontadas pelo órgão municipal o mais rápido possível, o Uai já possui uma equipe de engenharia e arquitetura especializada em shopping Center projetado e revitalização. Paralelo aos reparos na construção e atualização do projeto, este corpo técnico trabalhará também na conclusão da expansão do shopping.
Interdição
O centro comercial ficou interditado desde às 21h da última terça-feira, quando fiscais do Implurb lacraram as entradas, de posse de um documento que apontava desatualizações da obra, como a falta de esgotamento sanitário com ETE, projeto de drenagem, projeto de combate a incêndio e pânico, aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Entretanto, a administração do shopping garantiu, desde a interdição, que possui todas as licenças e liberações para funcionar.
O TAC assinado, ontem, determina que a administração do centro comercial tem 120 dias, a contar de hoje, para sanar todos os ajustes, descritos na notificação de interdição. O contrato estabelece também, que todos os lojistas fiscalizem o cumprimento das determinações indicadas pelo Implurb.
Gerenciamento
Para gerenciar o processo de adequações a que vão ser submetidas as instalações do shopping, a Associação de Lojistas do Uai Shopping São José preparou uma carta de intenções, e informou à direção do centro comercial, que vai administrar o cumprimento das determinações do Implurb.
O Implurb realizará vistorias de rotina nas instalações de Shopping, para verificar o andamento das correções solicitadas. De acordo com o órgão municipal, o estacionamento, por exemplo, precisará ter parte demolida. “Assim como vamos acordar tudo o que deve ser feito, eu já antecipo que naquele shopping existem questões irreversíveis. Parte do estacionamento é uma delas. Ela terá de ser demolida e para isso não tem negociação”, explicou o presidente do Implurb, Mnoel Ribeiro.
Manifestação dos lojistas
Após acumular um prejuízo superior a R$ 1 milhão, desde que teve suas atividades interrompidas pela prefeitura de Manaus na última segunda-feira, 22, a Associação de Lojistas do Uai Shopping São José, na Zona Leste, realizou, ontem pela manhã, um protesto que incluiu o fechamento da avenida Autaz Mirim. Por dez minutos, os manifestantes impediram também o fluxo de veículos na rotatória da avenida Grande Circular que chegou a apresentar mais de cinco quilômetros de congestionamento.
O presidente da associação Hélio Nobre criticou a decisão de fechamento do centro comercial. Na opinião do empresário, os lojistas foram penalizados sem o direito de defesa. “Nosso contrato com o shopping está condicionado ao pagamento de aluguel. E não podemos ser prejudicados sem a comprovação de culpa”, justificou Nobre.
Prazo de 30 a 60 dias para regularização
Os shoppings de Manaus terão um prazo de 120 dias para regularizar a documentação junto à Prefeitura de Manaus e adquirir o Habite-se permanente — licença exigida pelo Implurb. Caso o acordo entre as partes não seja respeitada, o município pretende interditar os estabelecimentos comerciais irregulares.
Ontem, quem recebeu a fiscalização do Implurb foram os shoppings Manauara e o Manaus Plaza. De acordo com a gerente de fiscalização do órgão, Ticiana Braga, todos os shoppings da cidade terão a mesma possibilidade de regularizar a documentação.
“Daremos 24 horas para as empresas apresentarem a documentação existente. As licenças que estiverem pendentes podem ser adquiridas em um segundo prazo de 30 ou 60 dias. Caso este acordo não seja cumprido pelas empresas, os shoppings serão imediatamente interditados pelo município”, explicou Ticiana. Ela disse ainda que os demais shoppings serão fiscalizados até o fim da primeira quinzena de abril.(Emtempo)

Nenhum comentário: