Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Amazonas no reteiro real
REI DA SUÉCIA ESTÁ NO BRASIL E PODERÁ
VISITAR SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA

São Paulo– O rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, e a rainha Sílvia estão no Brasil desde domingo (21), quando desembarcaram em Recife (PE), e cumprem agenda em Brasília (DF), confirmando especulações da mídia em torno da vinda da realeza ao País, a primeira oficial depois de 25 anos.
Às 10h de hoje (horário de Brasília), o casal real tem encontro com os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, e ainda antes do meio-dia, serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para lançar o Conselho Empresarial Brasil-Suécia. Depois da visita ao Congresso Nacional, rei e rainha partem para um almoço no Palácio Itamaraty.
Acompanhados por uma comitiva de empresários, os suecos estão no Brasil para negociar etanol, combustíveis limpos e, principalmente, para promover a venda de caças Gripen NG, da indústria Saab, no processo de seleção dos 36 aviões que substituirão a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Participam da concorrência, além do sueco Gripen NX, o F-18 Super Hornet, da americana Boeing; e o Rafale, da francesa Dassault. O negócio pode chegar a cerca de US$ 8 bilhões.
Amanhã (25), em São Paulo, eles vão abrir o Seminário Regional sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual, no Hotel Tívoli. No roteiro, está planejada ainda a ida do rei Gustavo e rainha Sílvia ao município amazonense de São Gabriel da Cachoeira. O convite foi feito pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que pretende mostrar, segundo ele mesmo já presenciou, a forte colaboração dos militares com a população local, inclusive indígenas.
A rainha Sílvia, que é filha de mãe brasileira e morou muitos anos em São Paulo, afirmou a jornalistas que já esteve várias vezes na Amazônia, mas não hesitou em aceitar o convite do ministro. Na sexta-feira (26), o casal vai a São José dos Campos (SP), em visita à Embraer, quarto fabricante mundial de aviões, onde concluirão suas atividades oficiais no Brasil. (P.Amazonia)

Nenhum comentário: