Pesquisar este blog

domingo, 28 de março de 2010

Religiosidade e fé

ITAPIRANGA TERÁ SANTUÁRIO PARA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Itapiranga AM - A Igreja Católica, através da prelazia do município de Itacoatiara (a 280 quilômetros de Manaus), realizou um decreto de culto favorecendo as aparições da imagem de Nossa Senhora do Rosário em uma comunidade da cidade de Itapiranga (a 227 quilômetros da capital). Isto significa, que a partir de agora a religião reconhece o local como um espaço de peregrinação e culto público, em que pode-se honrar as aparições da santa e fortalecer a vida espiritual. Fiéis da comunidade estão se reunindo para construir no local um santuário.
A aparição de Nossa Senhora do Rosário começou em 1994, quando a dona de casa Maria do Carmo Carvalho de Souza, 64, estava no pátio de sua casa, no bairro Dom Pedro 1, Zona Centro-Oeste de Manaus, rezando o terço, e percebeu uma luz branca na sala. “Sempre fomos muito católicos, com o costume de rezar em família, mas neste dia minha mãe estava sozinha quando percebeu uma luz forte vindo da sala. Ao olhar para ver o que seria, viu a imagem de Nossa Senhora. A partir daquele momento percebeu que era uma escolhida”, conta o universitário Edson Glauber de Souza Coutinho.
Vinte dias depois, foi a vez do universitário ver a imagem da santa dentro de casa. Segundo Edson, ele estava rezando quando Nossa Senhora apareceu dizendo mensagens de paz e pedindo orações. “Eu estava no quarto do meu irmão e tinha começado a rezar o terço. Na cômoda, havia uma pequena imagem de Nossa Senhora Rosa Mística. Minha mãe se juntou a mim na oração do terço e quando estávamos no terceiro mistério, a imagem de Nossa Senhora ficou iluminada e começou a crescer até tornar-se no tamanho de uma pessoa. Neste momento não vi mais nada, só Nossa Senhora que estava ali na minha frente sorrindo. Ela abriu as mãos, foi baixando os braços como se estivesse a derramar graças sobre nós e sobre o mundo. Logo em seguida, desapareceu. Isto durou uns seis segundos. Foi muito rápido. Acho que se tivesse durado um pouco mais tinha morrido, pois a emoção foi muito forte. Parecia que o meu coração iria sair pela boca de tão maravilhado e emocionado que fiquei. Eu perguntei a minha mãe se tinha visto alguma coisa e ela me confirmou, contando praticamente a mesma coisa que eu vi. Foi lindo.Nunca vou esquecer este dia. Era 31 de maio de 1994", diz Edson.
Interrogando Nossa Senhora, por que tinha escolhido uma mãe e um filho da mesma família, Edson escutou da mãe de Deus a seguinte resposta: "Porque eu quero mostrar para todos os meus filhos do mundo inteiro, o amor de mãe que eu tenho para com meu filho Jesus e o amor de filho que Jesus tem para comigo. É por isso que eu escolhi uma mãe e um filho, para representar este amor”, relata, ressaltando que essas seriam as palavras da santa em uma de suas mensagens.
Recado da Santa
A história de Nossa Senhora do Rosário com o município de Itapiranga começou quando em uma das aparições para família Souza, a santa pediu que eles se deslocassem até o município, pois ela iria aparecer naquele local. Em setembro de 1994, a família foi para o município e começou a ver a imagem no alto de uma árvore.
A notícia se espalhou rápido pela região e uma multidão de fiéis começou uma vigília no local com objetivo de ver a santa. A imagem voltou a aparecer várias vezes, mas somente Edson e Maria conseguiam vê-la. “Muitas vezes fomos apontados na rua e chamados de mentirosos, porque ninguém conseguia ver a imagem. Pedi um conselho a Nossa Senhora do que deveria fazer com esses incrédulos e ela me disse que mandaria um sinal de sua presença diante de todos”, conta Edson.
A resposta veio em uma procissão realizada no município no dia 13 de outubro de 1995, quando centenas de pessoas estavam em uma caminhada com a imagem de Nossa Senhora do Rosário e o sol começou a girar. “Nesse momento muita gente se emocionou e sentiu a presença dela ali. Além do giro do sol também piscava e todos puderam ver que era a santíssima mandando um sinal de que falávamos a verdade”, lembra o universitário.
A última aparição de Nossa Senhora no município foi em maio de 1998. Foram mais de cinco mil visões e em todas às vezes a santa pedia orações em família.
Nossa Senhora do Rosário voltou a aparecer para Maria e Edson na casa deles em Manaus. A residência da família já virou local de preces e orações. Semanalmente, um grupo de devotos se reúne para rezar o terço e pedir graças.
Missas no local das aparições
O bispo Carillo Gritti visitou o local de peregrinação em Itapiranga pela primeira vez em agosto de 2005. Na ocasião, celebrou uma missa aos fiéis presentes e garantiu contribuir na construção de um santuário. Em junho de 2008, Carillo consagrou seis cidades dos arredores de Itapiranga como comunidades de proteção da santa.
Depois de ter estudado os acontecimentos nos últimos seis anos, o bispo fez um decreto de culto favorecendo as aparições da Virgem. “Esse ato visa a vida espiritual do povo de Deus que aqui chega para honrar as aparições de Nossa Senhora e deu origem a devoção neste lugar”, comenta.
Carillo também informou que já montou uma comissão médico tecnológica para acompanhar informações e testemunhos. O resultado desse trabalho deverá ser enviado ao Vaticano.
Os fiéis já se mobilizam para construção de um santuário. No próximo dia 2 de maio completam 16 anos de aparição da Nossa Senhora do Rosário da Paz e a comunidade de Itapiranga prepara uma vigília de dois dias para comemorar a data. “Eu me sinto uma pessoa muito feliz. Percebo que fui escolhido para ajudar as pessoas. Peço sempre que seja merecedor dessa oportunidade”, comentou Edson.
O arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, informou que a igreja católica tem conhecimento do caso, mas ainda não pode reconhecer a situação. Este que este é o único registro de supostas aparições santificadas em todo Amazonas.
Segundo Maria e Edson, estas seriam algumas mensagens deixadas por Nossa Senhora do Rosário
“Deus está ao seu lado para ajudá-los em tudo o que for necessário. Nada temam. Deus é a solução para tudo. A sua obra de amor jamais será impedida e no momento oportuno ele mudará todas as coisas. Deus está chamando vocês a Ele. Deixem as coisas erradas e rezem sempre mais”. Mensagem enviada no dia 09/01/10.
“A paz esteja com vocês!
Meus filhos amados, eu sou a Mãe de Jesus e venho do céu chamá-los a Deus. Rezem pela paz e pela conversão dos pecadores. Se vocês não rezarem o mundo nunca se converterá e nunca encontrará a paz. Mudem de vida agora. O tempo está passando e muitos não abriram ainda os seus corações a Deus”, Mensagem enviada no dia 08/02/10.
"Meus filhos, como estou feliz ao vê-los rezando. Rezem, rezem. Nunca deixem de rezar. Rezem sempre o rosário. Derramo lágrimas de alegria por vê-los rezando. Como estou feliz! A oração deve ser um encontro com Deus. Rezem com o coração, para que vocês possam cada vez mais sentir o gosto e alegria pela oração, de querer rezar mais e mais e estar sempre com Deus”. Mensagem enviada em 19/09/1994
Quem quiser contribuir para a construção da Basílica de Nossa Senhora do Rosário pode deixar a oferta na seguinte conta:
Banco Bradesco
Agência: 3704-4
Conta Corrente: 4746-5
Favorecido: Prelazia de Itacoatiara
Informações: (92) 3238-8173 // 3521-32999Fongte:EmTempo - isabella@emtempo.com.br)



 




Nenhum comentário: