Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Reforma agrária
AMAZONAS HOMENAGEOU EX-SUPERINTENDENTES
NAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DO INCRA

Manaus - Com emocionantes pronunciamentos, resgatando toda a história da instituição, com uma festa patrocinada pela Associação dos Servidores e integral apoio da atual administração, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, do Amazonas, comemorou na última sexta-feira, os 40 anos de criação do INCRA que tem a responsabilidade de promover a política agrária do País.
O ponto alto da solenidade presidida pela superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa foi à inauguração da Galeria dos Ex-superintendentes da Casa, situada no hall de entrada do prédio, na Sala do Cidadão, com as 14 fotos dos ex-superintendentes José Augusto de Azevedo Carioca, Reynaldo Galvão Modesto, Jorge Kenity Naito, Albino Fonseca da Silva, José Maia Cruz, Raimundo Nonato Pinheiro de Almeida, José Marinho Paulo, José Amauri da Silva Maia, Hélio Carlos De Carli, Giovani de Araújo Silva, Maria José Gusmão, George Tasso Lucena Sampaio Calado, Carlos Jorge Ataíde de Oliveira e João Pedro Gonçalves da Costa, que receberam ainda placas alusivas ao evento. No elenco de ex-superintendentes, estão quatro servidores da superintendência do Amazonas.
Também foram homenageados os servidores, representados por Ednelson Lopes, Adailson Soares Ayres (sede) e Maria Terezinha Barbosa (UA-Humaitá), eleitos pelo voto direto dos próprios servidores foram agraciados com troféus alusivos a data. Parceiros do INCRA na difícil missão de promover a reforma agrária, também foram agraciados, além da distinção prestada pela superintendente Socorro Feitosa aos movimentos sociais.
Ainda no hall de entrada da superintendência, na Sala do Cidadão, ex-superintendente João Pedro Gonçalves, se manifestou a respeito do ato e congratulou-se com a superintendente Socorro Feitosa pela inauguração da Galeria e lembrou a época em que foi servidor do Casa, atuando na função de topógrafo.
Gonçalves afirmou na oportunidade que “o INCRA tem uma história bonita e rica no Amazonas, onde as dificuldades e os desafios são imensos, mas com determinação e competência dos servidores desta Casa, a reforma agrária caminha de forma dinâmica, sem perder o foco da sustentabilidade”. Ressaltou ainda, a grande importância social que tem o trabalho do INCRA através as ações de reforma agrária, agora, envolvendo também as populações tradicionais das margens dos rios e da floresta como beneficiários dessa política do Governo Federal. Todos os ex-superintendentes foram homenageados com placas comemorativas.
Ao se manifestar no ato da inauguração, com a maior parte dos homenageados presentes, a superintendente Socorro Feitosa, salientou com emoção, que “todos fazem parte dessa história”, juntamente com os demais servidores do órgão..
FALAS EMOCIONADAS
Na segunda parte da solenidade, ocorrida no auditório da Autarquia, como parte integrante da Mesa, falou em nome dos ex-superintendentes José Maia Cruz, (aposentado da Casa) que realizou até o momento a mais longa administração no INCRA-AM, falou com emoção da história da autarquia, especialmente no Amazonas, onde as dificuldades sempre são maiores e mais diversas.
Lembrou que a história do INCRA é muito rica e disse, que para a instituição chegar aos 40 anos, foi percorrido caminho foi muito árduo. “As dificuldades foram muitas, mas o INCRA, sempre com competência e determinação venceu a todos os desafios e continua fazendo história. Uma história cheia de humanismo e determinação. Uma história cidadã, com a participação direta de todos estes abnegados colegas e de outros que não estão mais no nosso convívio, mas todos, com responsabilidade e compromissos com a reforma agrária, nos permitiram hoje esta bela comemoração”.
José Maia, descreveu os vários momentos vividos no País pela reforma agrária, e segundo ele, acordo com as políticas dos governos, dentro de determinadas épocas e fechou o seu pronunciamento agradecendo a superintendente Socorro Feitosa aos ex-superintendentes pela festa e pela homenagens aos ex-superintendentes da Casa e aos servidores que continuam protagonizando e enriquecendo a história de INCRA cheia de conquistas e grandes realizações.
Na seqüência várias autoridades e parceiros se manifestaram sobre as quatro décadas do INCRA, especialmente pelas ações desenvolvidas no Amazonas. Pela Delegacia do MDA falou Cloves Pereira, Roberto Gomes, foi o porta-voz do Programa Terra Legal – MDA, Izete Rabelo Rodrigues, presidente da FATAGRI, falou em nome dos Trabalhadores rurais. Em todos os pronunciamentos o trabalho do INCRA no Amazonas foi exaltado, especialmente pelo novo direcionamento dado à reforma agrária, agora com mais sustentabilidade do que no passado, envolvendo inclusive, populações tradicionais, como os ribeirinhos e habitantes das florestas, agora todos envolvidos pelos braços da reforma agrária e recebendo os benefícios dessa política do Governo Federal.
Para o porta-voz da Associação dos Servidores do INCRA-(ASSINCRA), patrocinadora do evento, Washington de Vasconcelos, cheio de orgulho, falou de como é difícil trabalhar a reforma agrária na região, por isso, classificou os seus colegas do INCRA, não apenas como servidores competentes, determinados, enfrentando as intempéries regionais no cumprimento das missões nos escritórios e no campo, como “verdadeiros e grandes heróis”.
PRESENTE E FUTURO
Servidora de carreira da casa a mais de vinte anos, a superintendente Socorro Feitosa, não escondeu a emoção ao discursar sobre os 40 anos de criação do INCRA e do trabalho que o órgão realiza no Amazonas.
De maneira cronológica, Feitosa discorreu sobre a história do INCRA, mas o grande enfoque do seu discurso foi sobre as ações que vem sendo desenvolvidas na última década, quando o meio-ambiente passou a ser ainda mais valorizado nos assentamentos e nas áreas beneficiadas pela reforma agrária.
Para ela, o INCRA acumula muitas conquistas no campo e na floresta, focando sempre nos grandes desafios para o desenvolvimento estratégico e sustentável do País, especialmente do Amazonas.
Disse ainda, que entende a “reforma agrária, ação desenvolvida pelo INCRA, como a mais importante forma de democratização do acesso a terra e um valioso instrumento de erradicação da pobreza no meio das populações mais carentes, sendo, portanto, um importante gestor de toda a estrutura fundiária nacional”.
Feitosa discorreu como é feito o trabalho do INCRA, desde o seu início com o cadastramento das famílias com o perfil da reforma agrária, do reconhecimento de populações tradicionais como clientes dessa política de Governo, das linhas de Crédito Inicial (alimento e fomento), Habitação, da assistência técnica, educação nos três níveis nos assentamentos em convênio com a UFAM e UEA, da infra-estrutura etc, tudo com o objetivo de levar maiores e melhores condições de vida aos assentados e beneficiários do processo, promovendo uma verdadeira inclusão social, através de uma reforma agrária cidadão e preocupada com o meio-ambiente.
Durante o seu pronunciamento, a superintendente anunciou que entre este e o ano de 2011, o INCRA deverá contratar a construção de aproximadamente 10 mil casas nos assentamentos e em áreas de reforma agrária, em todos os 43 municípios onde órgão, nos 137 projetos de reforma agrária.
Feitosa encerrou o seu pronunciamento com um emocionado agradecimento aos seus colegas de trabalho e aos muitos parceiros que vem construindo uma reforma agrária cidadã no Amazonas, com inclusão social e respeito à natureza.
EXEMPLO
Representando o Governo do Estado na solenidade, o ex-superintendente George Tasso e atual Secretário de Política Fundiária do Amazonas, garantiu que a reforma agrária no Estado, caminha de forma dinâmica e correta, onde as leis ambientais estão sendo observadas nos projetos de assentamentos e áreas onde chega à reforma agrária.
Conhecedor de todo o processo no Estado, Tasso frisou que “como o Amazonas, com as suas peculiaridades e geografia é um Estado diferente e continental pela sua grande extensão territorial, as políticas de Governo também devem ser diferenciadas e aproveitou para enaltecer a nova visão de reforma agrária que o Amazonas vem trabalhando, com a inclusão das populações tradicionais e da floresta, garantindo ações produtivas e sustentáveis”.
Colocando o Governo do Estado ao lado das ações que vem sendo realizadas pelo INCRA, Tasso chegou a afirmar que a maneira inteligente vem promovida a reforma agrária no Amazonas, deveria servir de exemplo para o País, provando que é possível realizar reforma agrária e promover a agricultura familiar sem agredir a natureza.
A solenidade foi encerrada com um coquetel, os Parabéns a você e o corte de um bolo de mais de um metro por meio de largura, provando que a reforma agrária pode e deve ser feita também com doçura.(Fonte: Ascom,INCRA-AM)



Nenhum comentário: