Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

INPE GARANTE QUE NORTE DO AMAZONAS
É ÁREA SEGURA CONTRA QUEIMADAS

Manaus - O monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou dado positivo para o Amazonas. A região norte do Estado foi considerada livre do risco de queimadas. Os estados de Amapá e Roraima também apresentaram o mesmo desempenho.
Segundo o pesquisador e responsável pelo monitoramento de queimadas via satélite, Alberto Setzer, o norte do Estado é considerado "área segura" devido a chuvas eventuais registradas nos últimos dias. Outra característica que também estaria contribuindo seria o tempo úmido, que dificultaria o risco de queimadas.
O norte do Estado está incluído nos 30% do território nacional que não correm o risco de queimadas. Os outros 70% do Brasil são apontados pelo Inpe como áreas propícias para incêndios. O risco se elevaria com a combinação de seca, baixa umidade e calor. As características, que são encontradas na outra faixa do Estado, resultam em vegetação seca, capaz de fazer o fogo se alastrar facilmente e sair do controle.
Representação do risco de queimadas com base em imagem de satélite capturada nesta sexta-feira (27) (Foto: Reprodução/Inpe)
O pesquisador Alberto Setzer garante que o período de estiagem é normal entre julho e setembro, mas afirma que em 2010, a estiagem está mais prolongada. Ele alertou ainda que o fogo muitas vezes não começa sozinho, mas é provocado por pessoas que querem queimar lixo.
Sem incêndios
Além do norte do Amazonas, estão livres do risco de queimadas também o Rio Grande do Sul, Amapá, Roraima e parte da costa de alguns (G-1)

Nenhum comentário: