Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Seca do Rio Juruá causa prejuízos a região


Juruá, AM - Segundo a Colônia de Pescadores cerca de 70% dos pescadores estão com os barcos parados pela dificuldade de navegar no rio que apresenta a maior vazante dos últimos anos.
Os pescadores temem que a região do Vale do Juruá possa ficar completamente desabastecida de pescado, já que a vazante da principal bacia hidrográfica da região é de causar espanto. Alguns profissionais da pesca acreditam que essa seja a maior vazante do Rio Juruá de todos os tempos, como é o caso do pescador Francisco da Silva Lebre, 44 anos, ao relatar que em certas extensões é possível atravessar o leito do rio caminhando.
A navegação nesta época pode ser arriscada. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores do município, Elenildo de Souza, pelos menos três barcos já foram alagados ao colidirem contra troncos de árvores que ficam de forma invisível, mas bem próximos a superfície da água. "Na maior parte da viagem os barcos são arrastados para ultrapassar bancos de areia e árvores", comenta o pescador Avelino Serra Barbosa, 50 anos.
Segundo o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) a baixa umidade do ar e a alta temperatura causada pelo aquecimento global em virtude dos desmates e das queimadas, está contribuindo com a vazante dos rios da região, principalmente porque as matas ciliares já foram destruídas.Fonte: Tribuna do Juruá

Nenhum comentário: