Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Amazonas
IBGE divulga balanço parcial do Censo 2010 

Manaus -  Amazonas Os 2770 recenseadores do Censo 2010 no Amazonas têm trabalhado dia-a-dia para percorrer todos os domicílios do Estado. Nestes primeiros trinta dias de coleta, o trabalho concentrou-se principalmente nas zonas urbanas dos municípios e já coletou informações de 1,4 milhão de pessoas (43% do total) e 327 mil domicílios (32% do total). Tendo encontrado algumas dificuldades que já eram previstas pelo IBGE, como: dificuldades de acesso ao moradores em condomínios e intimidação aos recenseadores em áreas com a presença de traficantes. Para contornar os problemas apresentados, o IBGE está negociando com os síndicos, administradores, lideranças comunitárias e agentes comunitários de saúde.
Tendo como base a população de 2009, em Manaus a coleta já atingiu 38% das pessoas (655.000) e 31% dos domicílios (144.000). A continuar nesse ritmo, há uma boa perspectiva de fechar a coleta na capital antes do prazo final que está fixado para 31 de Outubro. Principalmente agora que a maioria dos recenseadores já estão ambientados com o trabalho e a manipulação do computador de mão.
No interior do Estado, a coleta na zona urbana flui com mais velocidade que na capital, haja visto não haver entraves como condomínios, ausência de moradores do domicilio e até mesmo recusa em prestar as informações ao Censo. Mas, por outro lado, a zona rural é o fator complicador que certamente vai estar colaborando para o retardamento da conclusão da coleta. Principalmente agora que a sanzonalidade das águas têm feito com que a maioria dos municípios estejam em período de seca; o que dificultará o acesso do recenseador aos domicílios mais isolados.
No ranking nacional de coleta a posição do Amazonas é uma das mais baixas por conta da questão logística e tecnológica. Alguns computadores apresentaram problemas no inicio da coleta, o que causou o atraso na produção. Exemplo disso foi o município de Maraã. Onde o IBGE teve que deslocar outros equipamentos para o município. Por outro lado, Codajás já alcançou 93% das pessoas e 63% dos seus domicílios. Entre os grandes municípios do Estado, a melhor colocação está para Parintins que já entrevistou 68.000 pessoas (63%) e 17.700 domicílios (42%).(Fonte:IBGE)

Nenhum comentário: