Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Incêndio que destruiu sete quilômetros
de floresta foi controlado em Apuí

Apuí, AM - O incêndio que destruiu mais de sete hectares de floresta no município de Apuí (a 476 quilômetros de Manaus) foi finalmente controlado nesta segunda-feira (22), de acordo com informações dos brigadistas do Corpo de Bombeiros que atuam na localidade. No município, há mais de 27 focos de queimadas sendo combatidos.
O incêndio destruiu aproximadamente sete quilômetros da área rural do município, o equivalente a três mil campos de futebol. A queimada teria sido provocada por agricultores que tentavam expandir suas áreas de plantio na estrada vicinal Cupuaçu, a 57 quilômetros da cidade, na última quinta-feira (19), mas saiu de controle.
De acordo com o professor Raimundo Nogueira de Lima, que mora na comunidade, fogo começou por volta do meio-dia, após uma derrubada de árvores.
No município, os focos de incêndio já queimaram plantações, pastagens, cemitério e até animais. A principal preocupação das autoridades nesse momento é evitar que o fogo afete moradias, já que também há focos de queimadas na área urbana.
A fumaça pode ser vista a vários quilômetros de distância e dificulta a visibilidade no local. Na semana passada o município já sofria com outras queimadas.
Os trabalhos na tentativa de controlar o fogo tem se intensificado. A titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), Nádia ferreira, explica que o combate às queimadas, quer seja em Manaus ou no interior do Estado, depende de um esforço conjunto não só das instituições que tenham competência legal para conduzir o processo, mas também do envolvimento de toda a sociedade.
- Foi criado o Plano Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais do Amazonas, que tem por objetivo reduzir em 20 por cento os focos de calor nos 22 municípios que tiveram os maiores índices em 2009. Uma forma positiva de se envolver é fazer a capina dos terrenos de forma antecipada, destacou a secretária.
Desde a última semana, a SDS articulou com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Corpo de Bombeiros e Polícia Federal, uma ação de reforço no município de Apuí, para evitar os focos de queimadas.
Em Manaus, a campanha de combate às queimadas foi antecipada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), como estratégia para evitar o acúmulo de denúncias.
No interior, as ações tiveram início no mês abril, sob o comando da SDS, em 23 municípios do Amazonas. A ideia da ação integrada é a de, a partir do trabalho articulado ao do Corpo de Bombeiros e demais órgãos, permitir que a fiscalização municipal chegue mais rapidamente aos locais das ocorrências, permitindo assim um processo de notificação e autuação dos infratores.
Outra meta também é permitir que os serviços de disque-denúncia dos órgãos - Semmas (08000-92-2000), Ipaam (2123-6761) e Corpo de Bombeiros (193) possam trabalhar de forma integrada, no combate aos focos de queimadas.(TV Amazonas)





Nenhum comentário: