Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

Turismo
PAULISTAS E AMERICANOS SÃO
OS  QUE MAIS VISITAM MANAUS

Manaus - Uma pesquisa divulgada, pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) revela que paulistas e norte-americanos representam maioria entre os turistas que visitaram o Estado no último mês de julho. Os dados foram apresentados, durante a 40ª reunião do Fórum Estadual de Turismo, pela presidente da AmazonasTur, Oreni Braga, que anunciou novas ações voltadas à preparação de Manaus para a Copa do Mundo de 2014.
Segundo Oreni, a pesquisa foi realizada durante três semanas com abordagem de cerca de 600 turistas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e teve como meta verificar a satisfação dos turistas com relação aos serviços oferecidos no Amazonas, bem como identificar os pontos que precisam ser trabalhados.
Conforme os dados coletados pela pesquisa que mais se destacam, os brasileiros que mais viajam a Manaus vêm de São Paulo, com 33,10% do total, e entre os estrangeiros, os vindos dos Estados Unidos estão no topo da lista, com 34,19% do total. Além disso, o material aponta que 65% dos visitantes da região são homens, sendo 64% entre os brasileiros e 66%, estrangeiros.
Com relação à média de gastos diários, os brasileiros aparecem com R$ 167,31, enquanto os residentes no exterior gastam cerca de R$ 254,88 por dia. Lazer é a principal razão de visita dos estrangeiros, com 70,26%. Já a maioria dos brasileiros, com percentual de 44,31%, vem ao Estado por motivos de trabalho.
Também foi apurado que 94,70% dos turistas de ambas as categorias tem intenção de retornar ao Amazonas em outras oportunidades.
“Estas informações sobre o nosso fluxo turístico são de extrema importância para que possamos saber como os turistas que vêm ao Amazonas estão satisfeitos e se pretendem retornar”, afirmou a presidente da AmazonasTur, ao destacar que a iniciativa também serve como ponto de partida para definição de projetos futuros destinados a receber o mundial de 2014.
Oreni Braga também fez o anúncio do 1º Seminário Estadual de Turismo “Manaus 2014: Como preparar” que reunirá representantes e líderes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Ministérios do Turismo (MinTur) e dos Esportes (ME), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), entre outros, para discussão de melhores alternativas voltadas à preparação de Manaus, enquanto uma das 12 sedes oficiais do campeonato. O evento está previsto para ser realizado no dia 24 de setembro, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A presidente da AmazonasTur lembrou, ainda, que o órgão tem desenvolvido, desde o primeiro semestre do ano, o projeto “Artesanato Sustentável do Amazonas”, direcionado à qualificação de pelo menos 200 artesãos de todo o Estado. A iniciativa visa, por meio de oficinas de planejamento turístico, organizar a produção e valorizar a comercialização dos produtos, com vistas à grande demanda de turistas esperada para o período de realização da Copa de 2014.
Copa na mesa
Durante a ocasião, foi apresentado o projeto “Copa na Mesa”, idealizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o MinTur, que pretende qualificar mais de 15 mil profissionais de restaurantes, bares e lanchonetes localizados nas 12 cidades que serão sede da Copa de 2014. Em Manaus, estima-se que cerca de 1.500 pessoas sejam contempladas com o projeto, cuja primeira fase deverá ser iniciada ainda este ano.
De acordo com o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os funcionários serão capacitados para atingir os padrões internacionais de qualidade de serviços turísticos, através do fornecimento de informações importantes aos visitantes, como indicação de hospitais, lugares para lazer, entre outros.
“O principal objetivo deste esquema tático é promover o turismo brasileiro em nível mundial, com a criação de verdadeiros pontos de apoio aos visitantes. Desta forma, também poderemos estimular a geração de mais negócios turísticos e recursos pelos turistas”, destacou Solmucci.Na foto, a Ponta Negra à noite. (AmazonasTur)

Nenhum comentário: