Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PRESIDENTE DO TRE DE

SERGIPE SOFRE ATENTADO

Aracaju, SE -  O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), disse nesta quarta-feira (18), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a polícia já tem um suspeito do atentado cometido contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado, Luiz Antônio Araújo Mendonça. Segundo Déda, o suspeito, que está foragido há pelo menos dois anos, foi preso quando o desembargador era secretário de Segurança Pública.
“Há um fugitivo da Justiça que teria ameaçado de morte não apenas o desembargador, como algumas autoridades sergipanas. A polícia está examinando essa hipótese. Mas há também outras linhas de investigação”, disse.
O suspeito é acusado de crimes como agiotagem e roubo de urnas e teria uma lista de desafetos de quem desejaria se vingar, afirmou o governador. “Há informações de que ele teria ameaçado o desembargador. Portanto, digamos que seja a hipótese mais óbvia. Tem uma informação de que ele teria uma lista de autoridade, mas ninguém encontrou essa lista”, afirmou.
Há um fugitivo da Justiça que teria ameaçado de morte não apenas o desembargador, como algumas autoridades sergipanas. A polícia está examinando essa hipótese. Mas há também outras linhas de investigação"Marcelo Déda, governador de SergipeDéda disse ser “remotíssima” a possibilidade de o crime contra o presidente do TRE-SE ter motivações políticas. Para o governador, o atentado é um “fato isolado” que não ameaça a segurança do processo eleitoral.
"Relatei ao presidente que a avaliação da polícia do meu estado e a avaliação geral de Sergipe é que não há nenhuma hipótese do atentado estar vinculado com a questão eleitoral e a questão política. As linhas mais vigorosas de investigação são no sentido de encontrar alguma relação do episódio com vingança de criminosos que foram presos no período em que o desembargador era secretário de segurança pública", disse o governador.
Déda afirmou que o próprio presidente do TRE-SE disse acreditar que o crime tenha sido motivado por vingança. Além de secretário de Segurança Pública, Mendonça foi promotor de Justiça do estado. “O próprio desembargador disse ao secretário de Segurança Pública do estado [João Eloy de Menezes] que não acreditava que houvesse qualquer espécie de vínculo político ou eleitoral”, afirmou.
PF vai investigar atentado contra presidente do TRE-SE, diz ministérioMotorista de desembargador está em coma induzido e passa por cirurgiaO governador declarou que Mendonça nunca pediu proteção policial e não andava de carro blindado. “Não é da tradição política do estado a violência como componente das eleições”, disse.
Déda também afirmou que não pretende pedir reforço ao governo federal para policiamento durante as eleições. Segundo ele, a polícia de Sergipe está apta a garantir a segurança de autoridades e eleitores.
“Não há nada que justifique um reforço do Exército ou da Força Nacional para garantir o pleito. Nenhuma autoridade ou candidato se disse ameaçado. É claro que o atentado por si só nos põe em alerta, mas a Justiça sergipana tem plena condição de atuar, junto com a Justiça Eleitoral, para garantir a segurança do pleito.”
Lula preocupado
O governador afirmou ainda que o presidente Lula se disse preocupado com o atentado e perguntou sobre o estado de saúde do motorista de Mendonça, que também foi baleado e está internado em estado grave.
Eleição não motivou atentado, diz mulher de presidente do TRE-SE“O presidente manifestou preocupação e ao mesmo tempo indignação. Nós dois estamos obviamente indignados e empenhados em prender os pistoleiros e os mandantes. E ele manifestou também solidariedade e se colocou a disposição, através do Ministério da Justiça, para que a Polícia Federal trabalhe em conjunto com a polícia de Sergipe”, disse.
Atentado
Mendonça ficou ferido após ser alvo de tiros na manhã desta quarta-feira (18). Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, o carro onde ele estava trafegava pela Avenida Beira Mar, na Zona Sul de Aracaju, e foi atingido por tiros de quatro homens quando estava parado em um semáforo.
Possibilidades de um assalto mal-sucedido foram descartadas, segundo a secretaria, porque não houve abordagem antes dos disparos. A placa do veículo de Mendonça sinalizava que se tratava de um carro oficial do Tribunal de Justiça.
Segundo a Polícia Militar, Mendonça foi encaminhado para o Hospital São Lucas. Em nota, o Tribunal de Justiça de Sergipe informou que o desembargador foi atingido apenas por fragmentos de projéteis que se alojaram abaixo da pele, na região do couro cabeludo, e que ele está fora de perigo. Inicialmente, a PM havia dito que ele foi ferido no ombro, o que depois foi retificado pelo boletim médico.
A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe informou que um policial militar de 41 anos, que dirigia o carro, também chegou a ser atingido e foi encaminhado a um hospital em estado grave. Em nota, o Hospital de Urgência de Sergipe afirma que o motorista foi atingido por uma bala na cabeça e será submetido a uma tomografia para avaliar a extensão do ferimento. O estado de saúde do paciente é considerado gravíssimo.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança, a polícia faz buscas na região para localizar os suspeitos, que fugiram após efetuar os disparos. O carro usado na fuga foi encontrado queimado a cerca de 300 metros do local do crime.
A polícia suspeita que os criminosos tenham utilizado um segundo carro para continuar a fuga. Pontes e regiões de divisa do estado estão sendo monitoradas. Mais detalhes sobre a investigação devem ser divulgados ainda nesta tarde. Nas fotos o desembargador Luiz Antonio Araújo Mendonça e o carro onde ele viajava, com o sangue no asfalto.(G-1)










Nenhum comentário: