Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Anac libera uso de celular em voos da TAM


Brasilia - A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) permitiu que passageiros da TAM possam usar celulares em seus voos. A companhia, no entanto, depende da certificação operacional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
As ligações de celulares atualmente só podem ser realizadas com o avião no chão e com portas abertas. A TAM pretende instalar o sistema em três aviões que farão voos domésticos, para testar o serviço e sua aprovação entre os passageiros.
O mecanismo desenvolvido pela OnAir (empresa que disponibiliza sistema de uso de celular em aviões) permite que até 12 passageiros façam ligações ao mesmo tempo.
Para envio de mensagens de texto, não há restrições. Como smartphones também funcionarão a bordo, os passageiros poderão acessar e-mails e navegar na internet. Segundo a companhia aérea, o mecanismo garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave.
Durante decolagens e pousos, os passageiros deverão desligar seus aparelhos eletrônicos. A TAM, que entrou com o pedido na Anac há mais de um ano, informa que o sistema passa a fornecer sinal sem interferência quando o avião atingir 3 mil metros de altitude. De acordo com a Anac, não houve pedido de liberação de uso de celulares em voos por outras empresas aéreas.

Nenhum comentário: