Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Prefeitura investiga crime ambiental no  igarapé dos Franceses

 Manaus -Na tarde desta segunda-feira (30), a equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus começou a investigar o aparecimento de uma grande mancha de óleo no igarapé dos Franceses, que corta os bairros de Flores, Alvorada e São Jorge, desaguando na bacia do igarapé do Franco, na Compensa.
 A denúncia chegou ao conhecimento da prefeitura por meio do telefone gratuito de denúncias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a chamada “linha verde” – 08000 92 2000.
A investigação foi aberta para identificar de onde partiu o derramamento do produto oleoso. Durante a busca pela origem do vazamento do óleo, os fiscais da Semmas chegaram até um bueiro na avenida Desembargador João Machado. “Vamos entrar em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para descobrir quais as ruas que são servidas por esse bueiro e darmos continuidade à busca”, explicou Cosme Reis Nascimento, chefe do setor de fiscalização ambiental da Semmas.
A empresa que for responsável pelo vazamento será enquadrada no artigo 139 da legislação. “De acordo com a lei, o derramamento de produto químico em área de preservação permanente, como é este caso, é infração gravíssima. De acordo com a política ambiental da prefeitura, não vamos medir esforços para resolver esse problema”, explicou Nascimento. A multa para esse tipo de crime varia de 50 até 100 mil unidades fiscais do município (UFM) e a empresa que o cometeu pode ser interditada até que o problema seja resolvido.
Uma amostra da água foi recolhida e será enviada para laboratório a fim de que se determine qual o tipo de óleo que está sendo despejado nas águas. “Dentro de 15 dias saberemos o tipo específico de produto químico para facilitar a busca pelos responsáveis”, apontou Cosme Nascimento.
Segundo ele, o maior prejudicado por esse tipo de crime ambiental é a fauna que vive no entorno do igarapé. “Ainda temos peixes, sapos e jacarés que vivem no igarapé dos Franceses. Esse óleo pode levar todos esses animais à morte”, explicou.(Semmas)

Nenhum comentário: