Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

PF fecha o cerco contra  crime eleitoral

Manaus – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) pediu que a Polícia Federal intensifique o combate a crimes eleitores no Estado a pouco mais de um mês do pleito, declarou o superintendente da PF no Amazonas, delegado Sérgio Fontes.
O pedido foi realizado após a denúncia do candidato à reeleição Omar Aziz, pela coligação "Avança Amazonas", de que panfletos contendo denúncias contra o governador estariam sendo distribuídos em pontos de ônibus localizados em diferentes zonas da cidade.
Os panfletos relembram a investigação da CPI da Prostituição Infantil de 2004 que supostamente envolveria o nome de Omar, excluído no momento da publicação oficial do relatório.
O inquérito que apura os responsáveis pela distribuição de panfletos apócrifos contra o governador deve ser concluído em 30 dias, de acordo com informações da PF. Até o momento, não há suspeitos do crime eleitoral, mas a polícia já trabalha na identificação das pessoas que distribuíram o material.
Para o superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM), delegado Sérgio Fontes, os agentes que atuam no caso conseguirão identificar e prender os envolvidos no crime eleitoral até o período que antecede as eleições.
Para coibir a ‘baixaria’ na campanha, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TREAM), desembargadora Graça Figueiredo, pediu empenho da PF para coibir a prática de crimes eleitorais que possam prejudicar o pleito 2010. Ela também determinou, de acordo com Fontes, agilidade em punir os responsáveis.
“É uma determinação clara do Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas para que nas eleições deste ano não seja admitida nenhuma ação que atente contra os candidatos. A PF está a disposição da Justiça para coibir os crimes eleitorais”, afirma Sérgio Fontes.
Os responsáveis pela tentativa de difamação contra qualquer candidato podem ser processados por dano moral e presos. A medida depende do posicionamento da defesa dos próprios candidatados.
O delegado explicou ainda que, qualquer candidato que se sinta prejudicado com ofensas e outras ações difamatórias podem recorrer o TRE/AM para denunciar crimes eleitorais. Após intervenção do TRE/AM, o inquérito é instaurado na PF para investigar os possíveis responsáveis.
Artur entra com recurso
O senador e candidato a reeleição, Arthur Virgílio Neto (PSDB), também entrou com recurso no TRE/AM e PF. Ele pede que seja investigado uma possível campanha difamatória contra ele em algumas áreas da cidade. Segundo o Sérgio Fontes, o inquérito já foi instaurado e também deve ser deve ser concluído em 30 dias.(Portal Amazonia)




Nenhum comentário: