Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Casos de hepatite A crescem mais de 1000% no Brasil

Rio - A doença que poderia ser evitada com cuidados simples teve um crescimento impressionante nos últimos dez anos. Saiba como se prevenir.
A vizinhança de áreas contaminadas como a da Zona Oeste do Rio de Janeiro paga um preço: a doença, que prolifera no esgoto e na sujeira. Indiara Vicente não sabe direito o que é hepatite A, mas o filho dela já teve.
“Ele foi urinar e a urina estava muito escura e a vista, muito amarela. Eu não conhecia”, admite a desempregada Indiara Vicente.
A médica do laboratório de hepatite da Fiocruz, Lia Lewis, nos acompanhou na visita à comunidade e explicou à moradora: “A hepatite A normalmente se pega por alimentos, por água contaminada com fezes e às vezes pelas mãos”.
Hepatite é uma inflamação do fígado, causada por vírus. A do tipo A é a mais branda. Depois que for contaminada uma vez, a pessoa fica imune. Os casos de hepatite A aumentaram 1000% em dez anos e chegaram a 180 mil em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Quanto mais casos notificados mais mostra que nós temos duas preocupações: dar visibilidade, mostrar para a população e inclusive mostrar os processo da prevenção”, alerta Dirceu Greco, do Ministério da Saúde.
Mesmo em ambientes desfavoráveis, algumas medidas simples de higiene podem ajudar a pessoa a evitar a contaminação. Lavar as mãos com água e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro é uma delas. Os alimentos também precisam ser lavados.
“Se vai consumi-los de forma crua é preciso colocar uma colher de sopa de água sanitária em 5 litros de água e mergulha a alface, as frutas e deixa lá por 10 minutos”, diz a médica do laboratório de hepatite da Fiocruz Lia Lewis.(Bom dia Brasil)



Nenhum comentário: