Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Prefeitura promete desapropriar prédios abandonados


Manaus - O Instituto Municipal de Ordem Social de Planejamento Urbano (Implurb) vai desapropriar prédios particulares abandonados no Centro da cidade. A ação faz parte do cronograma de ‘Choque de Ordem’ da Prefeitura de Manaus, que atualmente providencia um estudo para identificar a quantidade de prédios históricos e comerciais ociosos na cidade de Manaus.
O levantamento está previsto para terminar em dois meses e a partir dos dados o município vai notificar os proprietários das edificações.
De acordo com o Implurb informa que o último levantamento feito pelo órgão foi em 2007, quando foi registrado o total de 65 prédios históricos abandonados.
Com os novos números do estudo que está em andamento, que vai esclarecer e identificar cada situação, inclusive, a do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de cada prédio histórico abandonado, fechado ou mesmo habitado.
Informações da assessoria do órgão da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), a busca em criar novos incentivos para oferecer aos proprietários dos prédios particulares abandonados está sendo feita, pois só com isenção por cinco anos do IPTU, não causou interesse dos proprietários na revitalização dos mesmos.
Além do centro histórico, o levantamento vai catalogar também os prédios históricos, que datam da época de 1800 em bairros tradicionais como o da Cachoeirinha, na Zona Sul da capital.
Em Manaus, o número de imóveis abandonados espalhados pelo perímetro urbano da cidade é preocupante. Pode-se perceber o total abandono de prédios, casas, praças e alguns outros patrimônios históricos da nossa cidade. Não existem políticas públicas para resolver este abandono.
Alguns prédios são ocupados por matos, vândalos, moradores de rua. No centro da cidade, por ser uma via mais comum de se trafegar, o abandono é mais notório. Calçadas que deveriam ser utilizadas pelo pedestre, ainda são ocupadas por camelôs e comerciantes. Diante dessa realidade nada está sendo feito para revitalizar o centro da capital do Amazonas.(Manoreporter)

Nenhum comentário: