Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

TRADICIONAL ENCERRA O FESTIVAL
 DE CIRANDAS DE MANACAPURU 

Manacapuru, AM - -Começou sexta feira e encerra hoje a da cidade de Manacapuru, na Região Metropolitana der Manaus e as margens do rio Solimões, com a realização do O XIV Festival de Cirandas de Manacapuru, serão três dias de festa no parque do Ingá, maior centro cultural do município. Os organizadores do evento calculam que a cidade recebeu em torno de 20 mil visitantes para a festa.
O Festival foi aberto na noite de sexta-feira com a apresentação da Ciranda Flor Matizada que coloriu o Parque do Ingá nas cores lilás e branco. A representante do centro da cidade levou para o tablado 180 brincantes e 80 pares de cirandeiros que apresentaram um grande bailado com o objetivo de manter o título de cordão nota 10 conquistado no ano passado.O tema apresentado foi à própria história do grupo: Flor Matizada na Festival.
Ontem, a apresentação foi da Ciranda Guerreiros Mura, que foi fundada em 1993 a Mura é a caçula do festival de cirandas, mas é a detentora do maior número de títulos de melhor ciranda de Manacapuru, este ano o azul vermelho e branco vem na busca do VIII título em 14 edições do festival. A representante do bairro da Liberdade levou para a arena do Parque do Ingá um grande conjunto alegórico de onde fluíram todos os atos que representarão o tema: Manaus Deusa Mãe, Rainha do Amazonas.
O cordão de cirandeiros que sempre é destaque nas apresentações da azul, vermelho e branco foi formado por 74 pares e a apresentação da ciranda foi soberba.
A Tradicional atual campeão do Festival de cirandas de Manacapuru se apresenta hoje à noite no encerramento do Festival, com o tema: Manacapuru uma saga cabocla, Cirandeira Tradicional. 60 pares de brincantes formam o cordão de cirandeiros. Nas cores vermelhas dourado e brancas a representante do bairro da terra preta trabalha para conquistar o seu segundo título em 14 edições do festival.
Em sua apresentação a ciranda irá destacar famílias tradicionais do município e o ribeirinho, caboclo que planta e produz a economia da terra da ciranda. A ponte sobre o rio Negro, o progresso e as mazelas que chegarão com esse empreendimento farão parte da apresentação tradicional.(Fonte: Adauto Silva)



,



Nenhum comentário: