Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TRE INDEFERIU 74 CANDIDATURAS NO AMAZONAS

Manaus - Dos 530 pedidos de registro de candidaturas para as eleições deste ano no Amazonas, 74 foram negados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O PTN foi o partido com maior número de candidatos com registro negado pelos juízes eleitorais nas eleições de 2010. Os dados estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nove candidatos da legenda que disputavam o cargo de deputado estadual pelo PTN tiveram os pedidos de registro negados pelo TRE-AM. Seis candidatos a deputado estadual, um a deputado federal e um a vice-governador pelo PV também tiveram o registro negado e o PMDB teve cinco candidatos ao cargo de deputado federal com registro negado, um ao cargo de deputado estadual e uma candidatura indeferida por renúncia.
Esses candidatos tiveram o pedido de registro impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), a maioria por falta de documentação, e não conseguiram sanar os problemas apontados durante o processo de avaliação dos juízes, mas podem recorrer e concorrer às eleições sub judice.
Dos 427 candidatos que tiveram o registro aprovado, 50 estão sub judice. A maioria porque teve o deferimento do registro questionado pelo MPE junto ao TSE, outros porque não aceitaram a decisão do colegiado que negou-lhes o direito de disputar as eleições.
Estão sub judice os candidatos ao Senado Fernando Valente (PRB) e Francisco Castelo (PCB). Dos dois, apenas os suplentes de Valente recorreram da decisão do TRE-AM. Os suplentes de Castelo não recorreram.
Além desses, sete candidatos a deputado estadual e dois candidatos a deputado federal entraram com recurso junto ao TSE contra o indeferimento de seus registros de candidatura.







Nenhum comentário: