Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Onça resgatada em Coari vira estrela
de cinema e ganha abrigo em Goiás


Manaus - A onça Catarina seria vendida por cerca de R$ 30 mil a turistas estrangeiros que procuraram traficantes de animais, em março deste ano, mas foi salva por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Coari, no Amazonas, e teve seu destino transformado. Após passar quatro meses na sede do Ibama em Manaus, a onça Catarina seguiu até Santarém, no Pará, onde participou da produção do longa "Tainá 3", cujas filmagens devem terminar no fim do mês.
A produtora do filme, Virginia Limberger, informa que Catarina saiu na manhã desta quarta-feira (11) de Santarém, onde a equipe de filmagem permanece até domingo (15), quando viajam a Macapá (AP) para a etapa final de produção.
Segundo Virginia, a produção do longa financiou o deslocamento da onça-pintada de Manaus a Santarém e de lá até a cidade de Corumbá de Goiás, próxima a Brasília, onde Catarina será abrigada pela ONG Nex.
Catarina foi levada a Santarém especialmente para participar da filmagem do longa, em que ela interpretará o papel de mãe das onças. No roteiro do filme, a personagem Tainá e sua amiga Laurinha encontram o filhote de uma onça, chamado Jujuba, e partem em uma aventura para levá-lo até sua mãe, vivida por Catarina, que terá o mesmo nome no filme.
No set de filmagem, o ator Guilherme Berenguer, que interpreta o vilão da história, Vitor, aproveitou para tirar fotografias com a onça Catarina. Para isso, entrou na jaula do animal acompanhado de um biólogo. "A Catarina é uma onça que provavelmente tem histórico de convivência com seres humanos. Ela é dócil e gosta de brincar", diz a produtora do filme, Virginia Limberger.
Levada a Goiás, a onça-pintada ficará aos cuidados da ONG Nex, que também tem outras onças em sua sede. Segundo Cristina Gianni, responsável pela ONG, Catarina tem a mesma idade de outro animal que já vive no abrigo, chamado Chico. Os dois podem se transformar no "casal perfeito" para um futuro projeto de reprodução, de acordo com Cristina.( Globo Amazonia)





Nenhum comentário: