Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fumanceiro que vem do 
 Centro-Oeste encobre Manaus

Manaus - A capital amazonense amanheceu nesta segunda-feira (16) encoberta por uma nuvem de fumaça. O fenômeno reduziu a visibilidade nos aeroportos e obrigou as aeronaves a operarem por meio de instrumentos.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias, a névoa que encobriu Manaus nesta manhã não é causada por queimadas no Estado. A fumaça pode ser oriunda de ventos do Centro-Oeste do País. A região atualmente sofre com incêndios de grandes proporções.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também suspeita que a névoa possa ter vindo da região Mato Grosso e Goiás. Para o instituto, a fuligem dos incêndios na região Centro-Oeste pode percorrer grandes distâncias devido as condições secas do vento.
Se você registrou a nuvem de fumaça que atingiu a cidade de Manaus na manhã desta segunda-feira envie ao Portal Amazônia. Para isso, basta acessar o Você é o Repórter.
A fumaça apareceu 14 dias após o lançamento da Operação de Combate a Incêndio 2010. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, apesar da névoa encobrir a maior parte da cidade, nenhum incêndio de grandes proporções foi registrado nos últimos dias na capital.
No ano passado, a névoa causada pelo acúmulo de queimadas, falta de chuvas e o fenômeno de inversão térmica, intensificou problemas respiratorioas na população, além de causar ardências nos olhos, nariz e garganta dos manauaras. O ano de 2009 registrou 1055 ocorrências de incêndios.
Visibilidade no aeroporto
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes fechou para operações visuais desde as 5h57 de hoje. De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), a névoa não causou atrasos nos voos ou outros prejuizos ao tráfego aéreo. Segundo a Infraero, a fumaça apenas obrigou as aeronaves a adotarem medidas preventivas de orientação.
Incêndios em Manaus
Levantamento do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB/AM) apontam que entre os dias 13 e 14 de agosto foram registrados cinco focos de incêndios em áreas de vegetação urbana na capital. Entre os dias 14 e 15 o número caiu para duas ocorrências. Já nos dias 15 e 16, apenas uma ocorrência foi registrada.
Queimadas no Interior
O comandante informou que um incêndio no município de Apuí, (a 476 quilômetros da capital) foi registrado nas últimas semanas. A queimada começou no último sábado (14) e ameaçava atingir residências na cidade. Segundo Dias, o fogo já foi controlado por moradores do local. Antes de ser contido, o fogo ainda destruiu plantações e pastagens na área rural.
Segundo o comandante do CB/AM, Apuí será contemplado nos próximos dias com uma brigada de incêndio. Outros 19 municípios do Estado também receberão treinamentos para formação de brigadas voluntárias de combate a incêndio.
Operação
A Operação de Combate a Incêndio 2010 pretender reduzir em 70% o número de sinistros na área urbana de Manaus e também prevê redução de 20% no índice de queimadas florestais no interior do Estado. O lançamento oficial da campanha foi realizado no dia 2 de Agosto.Fonte: Florêncio Mesquita - portalamazonia@redeamazonica.com.br


















Nenhum comentário: