Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Amazonas excluído da fase
 inicial da Banda Larga


Brasilia   – Mais uma avez as autoridades de Brasília deixam o Amazonas em segundo plano. A prova disso é que nenhuma cidade amazonense está entre as cem localidades citadas pela Telebrás para receber num primeiro momento o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
 Da região Norte do país, apenas Tocantins deve ser contemplado com o projeto de acesso à internet rápida até o final deste ano. A maior parte das cidades escolhidas fica nas regiões Nordeste (58) e Sudeste (30) do Brasil.
A relação com as cidades foi divulgada nesta quinta-feira (26), pelo presidente da Telebrás, Rogério Santana. As localidades escolhidas estão distribuídas pelos estados de Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Tocantins. Cerca de 14 milhões de pessoas devem ser beneficiadas nesta primeira fase do programa.
No Norte, apenas seis cidades de Tocantins entraram na lista, mas, segundo o presidente da Telebras, a expectativa é de que o PNBL atenda a mais 1.063 cidades em 2011. A projeção para que todo o país seja abrangido foi estabelecida até o fim de 2014. Entre os critérios para a definição das cidades estão a existência de redes de fibra ótica, a proximidade de até 50 km com os POPs (pontos de presença), municípios com menor densidade de banda larga e com menor Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), áreas urbanas pobres e densamente povoadas, além de áreas rurais e regiões remotas.
Os preços cobrados por cliente pelo Programa Nacional de Banda Larga variarão de R$ 15 a R$ 35, por uma velocidade mínima de 512 Kbps.





Nenhum comentário: