Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

 IBGE inicia hoje o Censo 2010 no Amazonas


Manaus - A partir de hoje (02), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo realizar o mais completo mapeamento do país. Em Manaus, o prefeito Amazonino Mendes (PTB) foi escolhido para ser o primeiro entrevistado. Os recenseadores entrevistarão Amazonino às 9h desta segunda-feira ( 2) em seu gabinete, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, zona Oeste da Capital.
O censo 2010 baterá à porta de 58 milhões de domicílios espalhados pelos 5.565 municípios para atualizar dados relativos a temas como renda, família, educação, trabalho, raça e religião. No Amazonas, 1.348 recenseadores terão a missão de entrevistar os domicílios localizados nas zonas urbana e rural do Estado.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explica que a fotografia produzida nesse levantamento vai revelar mudanças significativas ocorridas na economia, além de consolidar diagnósticos sobre os novos hábitos de consumo dos brasileiros e sobre como as cidades estão se organizando.
Dois questionários foram elaborados pelo IBGE. O tempo previsto para que uma pessoa conclua as respostas desse questionário é de apenas 20 minutos. Já o questionário completo será aplicado a cada cinco domicílios visitados.
A principal inovação do Censo 2010 é a de que domicílios poderão ser habilitados para responderem aos questionários pela internet. O procedimento deverá ser feito somente pelo recenseador ao identificar que no referido domicílio, os moradores passam o dia praticamente fora e não teriam tempo disponível para receber o recenseador. Nesse caso, o preenchimento do questionário deve ser feito pela conexão de internet da própria residência.
Pesquisa
A pesquisa permitirá saber, por exemplo, quantos adultos ainda moram com a mãe. Pela primeira vez também será conhecido o número de pessoas que residem em domicílios coletivos, como penitenciárias, orfanatos e asilos. Até o último censo, de 2000, essa população era agrupada sem diferenciação. A fatia de brasileiros que mora no exterior também será conhecida. Além disso, o censo permitirá saber onde essas pessoas viviam antes de deixar o País.
No censo de 2000, o IBGE contabilizou uma população de 169,8 milhões. Orçada em R$ 1,68 bilhão, os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o repassee de verba do Fundo de Participação dos Municípios.(IBGE)



Nenhum comentário: