Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de março de 2010


 Capacitação para  combate ao Caramujo Africano

Manaus  - Durante toda esta semana, 200 servidores do Distrito de Saúde Sul (Disa-Sul) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão participando de um curso de capacitação sobre Combate ao Caramujo Africano.
O curso é voltado para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias que atuam nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade. Depois de capacitados, esses profissionais poderão melhor orientar a população sobre os riscos que o caramujo oferece à saúde e as maneiras corretas de evitar a proliferação do molusco.
Os 200 servidores foram distribuídos em quatro turmas e o curso de capacitação está acontecendo no auditório da sede do Disa-Sul (av. Ramos Ferreira n. 2439 – Centro) – nos horários de 8h30 às 9h30; 10h às 11h; 13h30 às 14h30 e de 15h às 16h – sob a coordenação da equipe de Educação em Saúde da subgerência de Endemias da Vigilância em Saúde Sul.
- O caramujo está presente em todos os bairros de Manaus e é um animal de fácil e rápida reprodução, uma vez que não necessita de parceiro para isso, já que faz reprodução assexuada, informou a enfermeira Ieda Silva, chefe da subgerência.
O caramujo oferece riscos à saúde porque pode transmitir ao homem os vermes causadores de um tipo de meningite e de peritonite (quadro infeccioso abdominal).(Fonte:Sensa)

Nenhum comentário: