Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Vazante e falta de chuva provocam desastre ecológico em Manaquiri



Manaquiri AM -São centenas de toneladas de peixes mortos. A cena se repete por todos os quarenta quilômetros do rio Manaquiri, distante três horas de Manaus. Na região, já são 200 quilômetros de rios e igarapés atingidos pela mortandade de peixes, que ocorre desde o último sábado (21). Em alguns lugares nem dá para ver a água. É possível navegar sobre cardumes inteiros que apodrecem na superfície.
O fenômeno natural foi causado pelo aumento da temperatura nos afluentes do Rio Solimões.
Sem água corrente, nem chuva, e sem nuvens para bloquear o sol, a água ficou muito quente. "O aumento da temperatura faz com que haja naturalmente uma diminuição do oxigênio disponível na água", explicou o biológo Efrem Ferreira.
No Município de Manaquiri, já são 14 mil ribeirinhos atingidos. A preitura suspendeu as aulas de 2,6 mil crianças que dependem de barcos para chegar às escolas. Os alunos que continuam estudando agora levam "toalhinhas", que servem como máscaras.
Com tanto peixe morto, o cheiro é insuportável. Além de conviver com o mau cheiro e ter ficado sem os peixes, base da alimentação, os ribeirinhos desta região ainda estão sem água para tomar banho, cozinhar e até para beber. O rio que passa em frente a casa deles está contaminado pelos peixes em decomposição.
Fonte: Daniela Assayag - TV Amazonas





,

Nenhum comentário: