Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MANAUS TERÁ MATRIZ ENERGÉTICA ALTERADA



Manaus - Durante o discurso de inauguração do gasoduto Coari-Manaus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamou a atenção dos seus “companheiros” da Eletrobrás e Petrobras, para o prazo dado até setembro para a completa conversão da matriz energética de Manaus que sairá do diesel para o gás. “Eu quero deixar claro, aqui aos meus queridos companheiros da Petrobras e Eletrobrás, que não venha no dia 1º de outubro dizer que não deu para fazer a mudança, porque vai ter que mudar de óleo combustível para o gás até setembro” afirmou Lula.
Atualmente nenhuma das usinas térmicas de Manaus está prepara para a utilização do gás.
O presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, disse que o cronograma de conversão da matriz energética de Manaus do diesel para o gás que vem da província petrolífera de Urucu, no município de Coari, está dentro do programado, salientando ainda que existem contratos com as empresas geradoras de energia elétrica que prevêem punições severas em caso de atraso.
Com a transformação da matriz energética da capital, com a chegada do gás também a várias algumas unidades do interior e o consumo do gás pela frota de veículos automotores, pelos cálculos estimados, o Amazonas deixará e emitir anualmente 1,2 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.

Nenhum comentário: