Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2009

LENDAS AMAZÔNICAS: VITÓRIA RÉGIA- I


Manaus - Há muitos anos, às margens do Rio Amazonas, jovens e belas índias de uma tribo, se reuniram para cantar e sonhar sonhos de amor. Elas ficavam por longas horas admirando a beleza da lua branca e o mistério das estrelas, sonhando um dia, ser uma delas.
Enquanto o aroma da noite tropical enfeitava seus sonhos, a lua deitava sua luz intensa nas águas, fazendo Naiá, a mais jovem e mais sonhadora de todas, subir numa árvore alta para tentar tocá-la, mas sem êxito.
No dia seguinte, Naiá e suas amigas subiram as montanhas distantes para sentir com suas mãos a maciez aveludada da lua, mas novamente falharam e retornavam à aldeia desapontadas, pois acreditaram que, se pudessem tocar a lua, ou mesmo as estrelas, se transformariam em uma delas.
Na noite seguinte, Naiá deixou a aldeia esperando realizar seu sonho. Ela tomou o caminho do rio para encontrar a lua nas negras águas. No alto, imensa, resplandescente, a lua descansava calmamente refletindo sua imagem na superfície da água.
Naia, em sua inocência, pensou que a lua tinha vindo se banhar no rio e permitir que fosse tocada e então mergulhou nas profundezas das águas desaparecendo para sempre.
A lua, sentindo pena daquela tão jovem vida perdida, transformou Naia em uma flor gigante - a Vitória Régia - com seu inebriante perfume e pétalas que se abrem nas águas para receber em toda sua superfície, a luz da lua.
A editoria do Blog fará um grande esforço para que cada semana, os leitores possam ser presenteados com uma das muitgas e interessanates lendas desta fascinante Amazônia.

Nenhum comentário: