Pesquisar este blog

sábado, 28 de novembro de 2009

A DESCULPA ESFARRAPADA DE DORIVAL JUNIOR



Texto: Jorn. Osny Araújo
Toda a nação vascaína reconhece o grande trabalho realizado pelo então quase desconhecido técnico Dorival Junior, (foto),levando do Club de Regatas Vasco da Gama à elite do futebol brasileiro e de quebra conquistar o brasileirão da séria B, o que ocorreu através de uma brilhante campanha do Gigante da Colina.

Profissional sereno, competente, educado e dono de um bom, discurso nas entrevistas, sempre falou bem e com respeito do Clube, da sua direção, do companheirismo existente na Colina e da transparência de como as coisas era tratadas pela diretoria,da diretoria do Clube, dando a entender que gostaria de continuar o trabalho que iniciou há um ano atrás, mas logo, o discurso começou a mudar, em função dos muitos convites que lhe chegavam diariamente, em função da vitrine na qual foi exposto e isso, certamente começou a fazer a cabeça do educado e competente treinador, pensar diferente.

Muito especulado, o técnico após as conquistas para o Vasco, começou ele própria a especular a sua própria saída de São Januário, como finalmente aconteceu. Dorival se despede hoje do Vasco no jogo contra o Ipatinga, em Minas Gerais e já deve estar com as malas prontas para desembargar no porto do Grêmio, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Entendo ser esse um direito do técnico Dorival Junior em querer mudar de clube. Alias cada um, em qualquer profissão tem o direito de procurar melhorias, o que não é correto é fazer demagogia para tentar enganar uma torcida feliz e que nos campos fazia o côro de “fica Dorival, fica Dorival”.

Não é segredo para ninguém que acompanha o futebol nacional, que o técnico do Vasco foi um dos mais bem pagos no futebol brasileiro, recebendo mensalmente, salvo engano, cerca de R$ 280 mil por mês e com o prêmio pelo sucesso do clube na série B, segundo colunistas esportivos cariocas, faturou este ano cera de R$ 4,5 milhão, o que não deixa de ser em ganho espetacular.

É bom lembrar, que o Vasco, um clube cheio de dívidas deixadas pelo ex-presidente, que me recuso a escrever o nome, honrou os seus compromissos, e ainda assim, perdeu o treinador que para justificar a sua posição, procurou uma desculpa das mais esfarrapadas para explicar a sua saída.

Como o presidente Roberto Dinamite honrou todos os compromissos assumidos pelo clube com o técnico, Dorival Junior para provocar a sua saída do clube de maneira elegante, começou a dizer para os jornalistas, que o menos interessante para ele era a questão financeira e sim, condições de trabalho para tornar o time muito competitivo na séria A.

O técnico passou a exigir a com contratação de craques de renome no mundo da bola, de Centro de Treinamento, mesmo sabendo que o clube foi obrigado a deixar o CT da Barra e tantas outras exigências, com a plena consciência de que o Vasco, hoje ainda um clube sem muitos recursos financeiros, não poderia arcar. Achamos a idéia interessante, só que o treinador tinha consciência de que o Vasco não poderia assumir tamanha responsabilidade.

Para culminar com o que a grande torcida vascaína já esperava após os muitos dias de indefinições sobre a permanência ou não do técnico, finalmente vem à notícia que alias, a torcida já esperava. O Dorival Junior não será técnico do Vasco em 2010, com o clube, demonstrando a sua própria grandeza, agradecendo ao bom trabalho desenvolvido pelo técnico no Vasco e desejando boa sorte no futuro clube que irá dirigir no futebol brasileiro ou no exterior.

Para ficar de bem com a torcida desse grande clube brasileiro, Dorival Junior procurou uma boa desculpa para justificar o seu abandono a Nau Cruzmaltina e encontrou uma das mais esfarrapadas possíveis.

Disse ele que no dia em que tomou a decisão de deixar o Vasco, acordou com essa intuição e tentou explicar. Estava tudo bem, mas de umas dias para cá, aconteceram muitas coisas que o desagradaram, como por exemplo, o vazamento das coisas que aconteciam no Vasco e esse acha que foi o maior motivo para a tomada de decisão.

Explicou também, que a cobrança será muito maior que foi na serie B. O que ele esqueceu é da sua competência como treinador e das contratações, mesmo não sendo de nomes de Seleção Brasileira que o Vasco fará para fortalecer o time para o ano de 2010.

Quer saber Dorival Junior, ninguém é insubstituível. Outro bom treinador aportará em São Januário. Obrigado pelo trabalho desenvolvido no Vascão, boa sorte no seu nome clube. Por aqui, pelo Vasco foi bom enquanto durou, mas a vida continua e tenha a certeza absoluta, o Vasco da Gama continua e continuará sendo grande, aliás, muito grande, como sempre foi e escrevendo a sua gloriosa história de um dos maiores clubes do futebol sul-americano. Da-lhe Vascaaaaaoooo, porque o sentimento não pode parar.

Nenhum comentário: