Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PRESIDENTE TCHECO VISITA O AMAZONAS


Manaus - Com o objetivo de estreitar os laços políticos e comerciais, o governador do Amazonas em exercício, Omar Aziz, recebeu na manhã de hoje (23), o presidente da República Tcheca Václav Klaus, no Centro Cultural Palácio Rio Negro.
Acompanhado por uma comitiva composta por 55 membros, sendo 25 empresários e funcionários do primeiro escalão do governo, o chefe de estado tcheco veio movido pelo interesse de investir numa indústria produtora de cimento e de conhecer as políticas de desenvolvimento sustentável aplicadas no estado.
Outro setor que poderá ser alvo de investimentos daquele país é o de transporte.
- Sobre a possibilidade de instalar uma indústria de cimento aqui, vemos com bons olhos uma vez que temos uma grande demanda pelo produto e isso aumentaria a competitividade no setor, além de gerar novas oportunidades. Isso, claro, dentro das normas ambientais, outro setor que, aliás, é de grande interesse do presidente e dos empresários, disse Omar.
Segundo Omar, o fato de uma comitiva tão numerosa incluir o Amazonas no seu roteiro de prospecções, além de capitais como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, sinaliza a importância econômica que o Amazonas alcançou.
- Nós temos aqui, no nosso Pólo Industrial, muitos incentivos que nos permitem formar parcerias importantes. Em relação à República Tcheca, ainda temos uma tímida agenda de acordos comerciais que, se tudo der certo, poderão ser expendidos em benefício da nossa economia, acrescentou o governador em exercício.
Durante a conversa reservada entre o presidente Václav Klaus, ministros e o governador em exercício, foi demonstrado, ainda, um grande interesse em oferecer a tecnologia do monotrilho, o VLT, sistema de transporte que o Governo do Estado começará a construir no ano que vem visando à ampliação da capacidade do sistema de massa da capital para a Copa de 2014.
Boa parte da delegação de empresários que veio com a comitiva tcheca atua nos ramos de infra-estrutura, como a construção de plantas industriais e de automatização.
A comitiva permanece no Brasil até a próxima quinta-feira (26). De Manaus segue para Brasília onde se reúne com o presidente Lula, ministros e representantes da Câmara e do Senado, além de passarem por São Paulo e Recife.(Agecom)

Nenhum comentário: