Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GOVERNO QUER ESFRIAR DISCUSSÃO DO PRÉ-SAL


Brasilia - O ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, afirmou nesta quarta-feira (25) que o governo está dialogando com as lideranças da base aliada na Câmara dos Deputados para tentar "baixar a temperatura" na discussão dos projetos do pré-sal. Das quatro propostas que tramitam na Casa, apenas uma foi votada em plenário e a oposição vem obstruindo a votação das demais.Leia mais notícias
O principal ponto de discórdia é a divisão dos royalties da nova camada de petróleo, que o governo insiste que deve ficar fora do debate. "Não podemos discutir o que será feito dos recursos sem antes garantir esses recursos. Temos que manter o foco sobre a definição do modelo de partilha. O governo vem dialogando para pedir para baixar a temperatura do debate. Não interessa a ninguém a disputa entre os Estados", disse.
O ministro cobrou ainda a manutenção do calendário de votação sem obstrução, conforme foi acertado com os lideres partidários. O governo enviou ao Congresso as quatro matérias referentes ao pré-sal com pedido de urgência. Diante das reclamações da oposição, o presidente da Câmara, Michel Temes (PMDB-SP), buscou um acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a retirada do pedido de urgência. Em troca, ficou combinado que os projetos começariam ser analisados em plenário no dia 10 de novembro.
Governadores de Estados produtores de petróleo que hoje recebem uma fatia maior de royalties têm reivindicado que sua parte fique garantida. Enquanto os governadores de Estados não produtores fazem pressão para ter um pedaço maior dos recursos. (Fonte: Uol)

Nenhum comentário: