Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

INAUGURADA A V FEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA



Manaus - A quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009) começou hoje (25) na tenda especial do Studio 5 Centro de Convenções. A Feira atrai todos os anos grande número de empresários, turistas, investidores e autoridades de vários estados da Amazônia. O evento será aberto ao público geral a partir da próxima sexta-feira (27). Apesar da abertura oficial ter sido realizada nesta quarta-feira, desde o início desta semana estão ocorrendo seminários, exposições e mini cursos. Um dos atrativos tradicionais da Fiam é a Exposição de produtos e Serviços no pavilhão principal do Studio 5 de empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), de projetos de instituições de ensino e pesquisa.

Confira a programação

A Feira é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por intermédio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e é realizada em parceria com os governos dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Participam como convidados os demais Estados da Amazônia brasileira: Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
Este ano, o objetivo é instituir boas práticas ambientais e diminuir o impacto causado à região pelas emissões de CO2 antes, durante e ao término do evento. Nesta edição, parte das etapas da exposição como montagem, realização do evento e desmontagem dos estandes serão neutralizadas pela primeira vez.
A neutralização durante a Fiam 2009 será através da quantidade de volume de emissão de CO2 (dióxido de carbono) gerado a partir das atividades realizadas durante a mostra de produtos científicos-tecnológicos. A análise será desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), pelo Centro de Desenvolvimento Energético do Amazonas (Cedeam) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
- Não podemos falar de FIAM na Amazônia sem tocarmos na questão do meio ambiente-, ressaltou a coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza.

Números

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), coordenadora do evento informou que os números de parceiros, eventos paralelos, expositores e empregos gerados pela Feira Internacional deste ano já superaram os dados anteriores. Para os organizadores, esta é a prova de que o evento cresceu mais que nos últimos anos.
Um levantamento feito pela organização indentificou a realização de 14 seminários; 10 eventos paralelos; 300 estandes; 2.027 inscritos nos seminários; 300 expositores; 300 palestrantes; 219 jornalistas credenciados; 24 jornalistas convidados; mais de 200 pessoas envolvidas na organização e cerca de 500 empregos gerados. (P.Amazonia)

Nenhum comentário: