Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CARROS FLEX TERÃO IPI REDUZIDO ATÉ FIM DE MARÇO

Brasilia - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira (24) que os carros classificados como "flex fuel", ou seja, movidos tanto a álcool quanto a gasolina, ou aqueles somente a álcool, terão uma alíquota menor do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março do ano que vem. Com a medida, o governo deixará de arrecadar mais R$ 1,3 bilhão. Mantega negou que o governo tenha anunciado a medida por conta das eleições presidenciais, marcadas para 2010. "O governo não se pauta pelo ano eleitoral. Estamos tentando enfrentar a crise. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A preocupação é em manter o estímulo à economia, e agora com responsabilidade ambiental", disse ele.
Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mais de 80% dos carros comercializados no país de janeiro a outubro deste ano possuem a tecnologia "flex", ou seja, são bicombustiveis.
Com IPI reduzido, aparelhos podem ficar mais eficientes, diz Inmetro Governo mantém IPI menor para produtos da linha branca com baixo consumo Termina redução do IPI para carros novos IPI de veículos vai seguir cronograma e sobe a partir de outubro, diz Mantega . (G-1)


Meio ambiente

Mantega lembrou que, recentemente, o governo anunciou medidas de desoneração para linha branca (fogões, máquinas de lavar, tanquinhos e geladeiras) e combinou-as com o chamado "selo verde" - de economia de energia. "Vamos fazer algo semelhante para a indústria automobilística", explicou. Segundo ele, o objetivo é reduzir a emissão de gás carbônico nos próximos anos.
"Vamos combinar redução de tributos com uma menor emissão de carbono na atmosfera. O Brasil está muito preocupado com a questão ambiental. Estamos indo a Copenhague (Dinamarca) com propostas fortes de redução de emissões. Queremos um consumo menor de energias e emissão menor de carbono", acrescentou.

Alíquotas do IPI

Segundo Mantega, a alíquota do IPI para os carros flex até 1.0 permanecerá no patamar em que se encontra hoje, ou seja, em 3%. Sem a medida, retornaria gradativamente a 7% no início de 2010. "Vai permanecer em 3% até 31 de março do ano que vem, ou seja, por mais quatro meses. É um estímulo para os carros", afirmou.
De acordo com o ministro da Fazenda, os carros 1.0 movidos à gasolina, por exemplo, terão um IPI maior, pois a alíquota não deixará de subir nos próximos meses. Por isso, o IPI, que estava em 1,5% em outubro e avançou para 3% em novembro, subirá novamente para 5% em dezembro e para 7% de tributação no início do ano que vem.
Para os carros até 2.0, no modelo "flex", Mantega informou que a alíquota do IPI permanecerá em 7,5% até o fim de março de 2010, enquanto que, para os modelos movidos somente a gasolina, o IPI, que estava em 8% em outubro e que subiu para 9,5% em novembro, avançará para 11% em dezembro e para 13% em janeiro de 2010.

Caminhões

Para estimular a renovação da frota de caminhões brasileiras, que segundo o ministro Guido Mantega tem um tempo médio de uso de 18 anos, o governo também está anunciando a manutenção do IPI zerado até junho do ano que vem.
"Os caminhões permanecem com alíquota zerada até junho de 2010, de modo a estimular a renovação de frota de caminhões. Agora, as medidas já estão associadas a uma questão ambiental", acrescentou ele.

Novas medidas 'verdes'

O ministro Mantega disse ainda que, "no momento", o governo não estuda novos anúncios, além daqueles que foram feitos nesta terça-feira. Entretanto, não descartou novas medidas "verdes", ou seja, que estimulem um consumo menor de energia, ou emissão mais baixa de gás carbônico, no futuro.
"Um grupo de trabalho vai pensar a estratégia no longo prazo. O Brasil é um campeão nesta área. Fomos os primeiros a desenvolver a tecnologia do etanol e, também, os primeiros a fazer os modelos 'flex'. Temos um dos maiores índices de hidreletricidade do mundo. A situação mundial vai se agravando. Daí a preocupação de todos os países", disse ele.

Nenhum comentário: