Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

UEA prorroga inscrições para Mestrado em Biotecnologia

Manaus - A Universidade do Estado do Amazonas progou, até o dia 8 de janeiro, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia. No total estão sendo oferecidas 20 vagas para o mestrado, distribuídas nas Linhas de Pesquisa: Bioindicadores e Diversidade Ambiental; Etnoconhecimento e Bioprospecção e, Uso Sustentável da Biodiversidade. O Programa, em Manaus, já conta com uma equipe de pesquisadores que vem desenvolvendo 10 grandes projetos de pesquisa, financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). Atualmente, o Programa tem 54 alunos matriculados no curso de Mestrado, desenvolvendo estudos nas linhas de pesquisa de Bioindicadores e Diversidade Ambiental; Etnoconhecimento e bioprospecção; e Uso sustentável da biodiversidade.
O programa já titulou 42 mestres. Entre eles, dois já concluíram o doutorado: Wilson Castro Silva, na Universidade de Caxias do Sul – Instituto de Biotecnologia, e Francisco Cleber Felix Barros, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Outros seis alunos egressos estão cursando o doutorado: Thiago Ferreira de Araújo, na Universidade de São Paulo (USP), Zelina Estevam Torres, na Universidade Federal do Ceará e Cynara da Cruz Carmo, Anilton de Souza Filho, Carlos Cleomir Pinheiro e Helio Leonardo Brandão, na Universidade Federal do Amazonas. Naimy Farias de Castro e José Maria Cesário estão cursando doutorado interinstitucional em Desenvolvimento Sustentável, oferecido pela UEA em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Quatro alunos egressos do programa foram contratados pelo Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA): Angela Alves da Silva, Laura Cristina de Oliveira, Raimundo Carlos Pereira Junior e Karol de Souza Barbosa. E outros quatro foram contratados pela UEA: Francisca da Silva Ferreira, professora e coordenadora do curso de Licenciatura em Biologia, da Escola Norma Superior; Naimy Farias de Castro, professora e Coordenadora do Curso de Biologia, no Centro de Estudo Superiores de Parintins; Cynara da Crua do Carmo, professora do Centro de Estudo Superiores de Parintins e Wilson Castro Silva, professor/pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UEA.(Agecom)

Nenhum comentário: