Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SANTA IZABEL SOFRE COM A VAZANTE


Santa Izabel do Rio Negro AM  - Depois da maior cheia já registrada na Amazônia, a vazante agora faz estragos. Em Santa Isabel do Rio Negro, a baixa do Rio Negro já afeta a navegação e põe à mostra pedras e áreas baixas. As praias são armadilhas para o transporte fluvial. No municicípio de Manaquiri, milhares de peixes são encontrados mortos pela falta de oxigênio.
Em Santa Isabel do Rio Negro não chove há 20 dias. Por essa razão, na frente da cidade a água já baixou 20 metros. Em várias comunidades ribeirinhas muitos lagos secaram, em alguns deles dá até para caminhar.
Com o transporte fluvial prejudicado pela descida das águas, somente pequenas embarcações conseguem navegar nessa região onde os rios são os principais meios de transporte da população.O agricultor Adelson de Oliveira, do município de Nova Olinda passou por momentos de tensão quando o barco onde viajava com os filhos bateu em uma pedra e afundou.
- Eu queria salvar mais as crianças.Depois que a canoa virou, eu só fiz pular. Agarrei as crianças e puxei para a beira. A minha bolsa foi embora, eu ainda tentei nadar, mas já estava longe para buscá-la. Eu pedi carona para uma canoa e vim embora depois de ter ficado na praia mais de duas horas.
A Defesa Civil está no município e faz um levantamento sobre os danos causados pela seca.
- Se a situação da estiagem avançar e não houver uma progressão maior na estiagem, futuramente poderá haver uma grande dificuldade de vinda de embarcações até o município que poderá prejudicar o abastecimento, diz o coordenador da Defesa Civil. ( TV S.I.do Rio Negro)

Nenhum comentário: