Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PRESIDENTE FRANCÊS CHEGA AMANHÃ A MANAUS



Paris - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, viajará na próxima quinta-feira a Manaus, para participar de uma reunião dos países amazônicos, como parte da intensa preparação da França para a Cúpula sobre o Clima de Copenhague, em dezembro. O governo da França afirma que seu objetivo é dar voz aos países mais vulneráveis, que são também os que menos contaminam o planeta. França e Brasil apresentaram dias atrás uma declaração única para a Cúpula de Copenhague que acontecerá em dezembro. Sarkozy quer obter o maior apoio possível ao texto assinado em 14 de novembro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
A meta principal é a "redução de pelo menos 50% das emissões mundiais de gases de efeito estufa até 2050", em relação a 1990.
Lula e Sarkozy também sugerem no texto a criação de uma Organização Mundial do Meio Ambiente.
Esta organização seria encarregada do acompanhamento a longo prazo das decisões tomadas em Copenhague, mas também permitiria "nuclear todas as associações de defesa do meio ambiente", explicou a presidência francesa.
Sarkozy e Lula aproveitarão a reunião de quinta-feira em Manaus para pedir o apoio de Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador, os demais países amazônicos.
A França possui 700 km de fronteira com o Brasil através da Guiana, território francês de ultramar.

Nenhum comentário: