Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

MONUMENTOS HISTÓRICOS DE MANAUS ABANDONADOS


Manaus - Monumentos que homenageiam pessoas ilustres que contribuíram para o desenvolvimento de Manaus, estão sendo roubados e depredados. Outra situação é o estado de abandono das praças do centro da cidade, algumas servem até para abrigo de mendigos e prostituição.
O busto e a placa que faz homenagem a um dos maiores arquitetos amazonenses, José Henrique, foram roubados do cruzamento entre as rodovias Torquato Tapajós e Grande Circular, na zona Norte. O arquiteto é autor de várias obras em Manaus, dentre elas o Centro Cultural Povos da Amazônia e a própria rodovia grande circular.
No centro da cidade, a Praça Paço da Liberdade, construída em 1874, na época áurea da borracha, está abandonada. O coreto antes local para apresentações musicais, agora é abrigo para mendigos. O local é também ponto de prostituição.
A Praça 15 de Novembro conhecida como Praça da Matriz, também no centro de Manaus, passa por recuperação. Mas as grades do entorno, apresentam ferrugem, buracos nas grades de ferro, o que facilita a entrada e saída de pessoas.
Na Praça dos Remédios, na Rua Miranda Leão, foi erguida em 1868 sobre um cemitério indígena, está depredada, pichada e com muito lixo ao redor. A gerente de operações da ManausCult, Grace Benayon, explica que a secretaria, Implurb e o órgão federal Iphan estão trabalhando em parceria para revitalizar as praças e monumentos históricos da cidade.
- Todos centros históricos serão revitalizados e restaurados. Estamos em fase de contratação de empresas que já ganharam certames licitatórios, mas ainda não temos prazos para o fim das obras, destacou a gerente.(P.Amazonia)

Nenhum comentário: