Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

INAUGURADO GASODUTO COARI-MANAUS



Manaus – Com investimentos de R$ 4,5 bilhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje (26) uma estação reguladora de pressão de gás (ERP) do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, na capital amazonense. A cerimônia aconteceu na Refinaria Isaac Sabbá (Reman) em Manaus. As informações são da Agência Estado. A obra teve início em 2006 e custou mais de 300% além do estimado (R$ 1,3 bilhão) no início do projeto. O gás substituirá o diesel, que atualmente é utilizado para fornecer energia a Manaus.
"O gás está aqui para que possamos fazer uma pequena revolução na matriz energética da região norte do Brasil, para ter uma eletricidade limpa", disse o presidente Lula, durante a inauguração.
O gasoduto conta com 661 quilômetros de extensão na linha tronco – ligando Urucu a Manaus -, além de sete ramais para atendimento às cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.

Reunião

O presidente almoçou com o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e os presidentes convocados por Lula para participar da Reunião da Cúpula dos Presidentes Amazônicos sobre Mudanças Climáticas.
Confiram presença os presidentes da Guiana Francesa (parte da União Europeia), Bharrat Jagdeo; da França, Nicolas Sarkozy; vice-presidente do Peru, Luis Giampietri; Ministro das Relações Exteriores do Equador, Fánder Falconí; além dos Ministros do Meio Ambiente da Bolívia e do Suriname. O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, e da Venezuela, Hugo Chávez, avisaram que não participarão da reunião.
A meta é abordar a temática ambiental que será apresentada na Conferência das Partes do Clima da ONU, em Copenhague, Dinamarca, no mês de dezembro. A reunião é decorrente de um acordo assinado há uma semana entre o presidente Lula e Sarkozy para a redução de gases do efeito estufa. (Ag. Estado)

Nenhum comentário: