Pesquisar este blog

sábado, 21 de novembro de 2009

Regularização fundiária é essencial para reduzir desmatamento


Manaus – A regulamentação fundiária é fundamental para implementar mecanismos de Redução de Emissões para o Desmatamento e Degradação (REDD). O alerta foi dado pelo procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU), Carlos Alberto Barreto, no segundo dia do Fórum de Diálogos.
O evento reúne especialistas em economia de baixo carbono de vários países para discutir estratégias de uso do solo e das florestas. O objetivo é a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Segundo o procurador, a ausência de regulamentação fundiária pode gerar problemas futuros para os estados que implantaram projetos de manejo florestal. Ele afirmou que a falta de regularização vai criar um embróglio futuro e um balanço negativo para os investidores internacionais.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, lembrou que o conceito de REDD só será aplicado em áreas regularizadas. Por isso, há a necessidade de discussão sobre a definição de um marco regulatório nacional que contemple aspectos como esse e o da estruturação agrícola.
O fórum acontece até hoje (21) no Hotel Da Vinci e conta com a participação de representantes de governos da China, África do Sul, Indonésia, Índia, Egito, México, Brasil e Estados Unidos. A finalidade do evento é dar andamento ao Programa da InWent - que visa à realização de fóruns internacionais de diálogo sobre os temas Cidades Sustentáveis, Eficiência Energética e Uso de Terra e Floresta.(Fonte:Ibama)

Nenhum comentário: