Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Chaves não participa da reunião da Cúpula Amazônica em Manaus

Manaus  (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não comparecerá à cúpula dos países amazônicos e a França sobre meio ambiente nesta quinta-feira, informou o governo venezuelano. A ausência esvazia ainda mais o encontro, que já não contaria com a maioria dos presidentes convidados. Segundo o embaixador venezuelano no Brasil, Julio Garcia Montoya, a mudança de agenda deve-se ao prolongamento da permanência do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na Venezuela.
"Infelizmente, teve uma mudança de agenda em função da visita do presidente Ahmadinejad. Ele estendeu sua visita à Venezuela, e então atrapalhou a viagem do presidente Chávez ao Brasil", disse Montoya a jornalistas, acrescentando que o país será representado no encontro pelos ministros das Relações Exteriores e Meio Ambiente.
A reunião, a ser realizada nesta tarde em Manaus, tem como objetivo tentar fechar uma posição comum dos países da região amazônica e da França sobre o combate às mudanças climáticas.
Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devem participar do encontro os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Guiana, Bharrat Jagdeo. Foram também convidados os presidentes de todos os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) --Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Nenhum comentário: