Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ASSIS MOURÃO LANÇA LIVRO NA FIAM

Manaus - O lançamento do livro “Contabilidade Social”, de Francisco de Assis Mourão, acontece amanhã (27), durante a Feira Internacional da Amazônia (Fiam), às 18h30, na tenda externa do Stúdio 5 – Stand Valer. A obra é resultado de mais de 20 anos de experiência do autor, economista e professor que vem lecionando a disciplina Contabilidade Social ou Nacional, no Departamento de Economia e Análise, órgão pertencente à Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

Programação

"O livro também é resultado do aperfeiçoamento das aulas ministradas a cada semestre, permitindo a construção de uma metodologia científica que pode se traduzir numa ferramenta prática para uma correta interpretação das estatísticas do Produto Interno Bruto (PIB), usualmente divulgadas pelo IBGE", explica o autor.
A obra pretende ainda oferecer um método do tipo “passo-a-passo” aos profissionais que trabalham no setor governamental ou que prestem serviços na área macroeconômica, uma vez que encontram uma espécie de “decodificação” da metodologia do IBGE, lançada a partir de 1997, substituindo a antiga formatação instituída pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, a primeira organização credenciada pela ONU ao levantamento dos agregados nacionais.
Um dos conceitos explorados no livro foi aplicado com sucesso pelo autor em estudo macrorregional no município de Coari, o que resultou em aumento dos níveis de repasse do ICMS Estadual, contribuindo para a melhoria da interiorização dos investimentos públicos no Estado do Amazonas.
Este livro disponibiliza aos acadêmicos de Economia, Contabilidade e Administração um roteiro metodológico simples, enfatizando a conceituação teórica que serve de base ao estudo da macroeconomia.

Nenhum comentário: