Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PIONERISMO DO PAVILHÃO AMAZÔNIA NA FIAM 2009


Manaus - A Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que começa nesta quarta-feira e vai até o próximo dia 28, traz este ano uma vitrine exclusiva destinada à exposição e comercialização de produtos da região, com a promoção de eventos de responsabilidade social, ambiental e cultural. O Pavilhão Amazônia é uma área climatizada de mil metros quadrados, onde estarão expostos os principais produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas dos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, produzidos a partir da utilização de insumos da biodiversidade amazônica.
A principal vitrine para a exposição de produtos da região terá atividades até o dia 29 de novembro e contará com vários estandes que apresentarão, entre outros produtos, confecções com fibras da Amazônia. “Esse é o ano das fibras no Brasil e o mercado internacional está muito interessado nestes produtos. É a oportunidade de mostrar as potencialidades da Amazônia nessa área”, destaca a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Eliany Gomes, enfatizando o desfile de modas de fibras do município de Parintins, que será aberto ao público no sábado, dia 28. Além do desfile de fibras, 12 micro e pequenas empresas do pólo de Confecções de Manaus estarão apresentando produtos com acessórios feitos a partir de matérias-primas regionais como juta, madeira, jarina entre outros.
Outra inovação do Pavilhão Amazônia ficará por conta do lançamento realizado por oito micro e pequenas empresas do Estado que estarão expondo cosméticos e fitoterápicos que utilizam matéria prima da biodiversidade amazônica. “É importante destacar a produção de pequenas e micro empresas, a partir de matérias primas regionais valorizando a biodiversidade regional e mostrar o potencial desses produtos para o mercado nacional e internacional” ressalta Eliany Gomes. Segundo ela, é importante não apenas mostrar essas potencialidades, mas, sobretudo, dar ao pequeno produtor a oportunidade de acesso a esse mercado.
Mas isso não é tudo, o pavilhão reserva ainda espaços à apresentação de propostas de questões de responsabilidade social, ambiental e cultural. onde serão expostos projetos organizações não governamentais, que contribuem para a melhoria das condições ambientais e sociais, beneficiando pequenas comunidades da região -, o pavilhão contará ainda com outros espaços de destaque: o Ambiental, onde serão abordados temas diversos sobre a importância da conscientização da população e os diversos meios de contribuir para evitar a degradação do meio ambiente; da Cidadania, destinado às instituições que atuam na área social e que irão expor seus produtos e divulgar seus trabalhos (Aids, drogas, prostituição infantil, idosos e outros); das Artes, com mostras de talentos regionais que tenham vinculação de resgate ou contribuição social e o Espaço Cultural, onde serão divulgados os livros que tratam sobre a temática regional.
Durante a programação, que ocorrerá de 26 a 29 de novembro, serão apresentados desfiles de modas, palestras, informações sobre mudanças climáticas, dicas de saúde, degustação e noites de autógrafos. Os eventos culturais serão divididos em apresentações de peças, sendo uma da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e uma da Escola Mamãe Margarida, além de exibições de dança de salão, voz e violão. O espaço será aberto à visitação do público de 27 a 29 de novembro.

Abertura

No dia 26, acontece a solenidade de abertura do Pavilhão Amazônia, que contará com a presença da superintende da SUFRAMA, Flávia Grosso, exclusivo para autoridades e convidados. Após a cerimônia de abertura, será apresentado um desfile de modas com fibras de Parintins. Em seguida, será realizado o lançamento do livro “Segredos dos Chefs” e de um guia em comemoração ao aniversário de dez anos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O lançamento de propostas de critérios para Certificação Sócio-Ambiental de Produtos da Biodiversidade Amazônica será uma das atrações do Pavilhão Amazônia, no dia 27, fruto da parceria entre a SUFRAMA e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Amazonas - ADS. Também haverá o lançamento de livros da Editora Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e da Valer, no estande Espaço da Cultura, bem como duas palestras sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A primeira terá como tema “A preservação local como esperança para futura geração” e será proferida por Elias Soares Junior, MSC da Biosonda Gestão Ambiental, enquanto o segundo palestrante do dia, Rogério Iório, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), falará sobre e “Neutralização de Carbonos e Novo Mercado Verde”.
No sábado, 28, além das peças teatrais, haverá lançamento de livros da Editora Universidade Federal do Amazonas e o segundo lançamento da Valer, ambos os eventos no Estande Espaço da Cultura. No domingo, a programação será encerrada com o Choque de Cultura da APAE. Fonte: Assesoria Suframa

,

Nenhum comentário: