Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

QUELÔNIOS APREENDIDOS EM CATIVEIRO


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) apreendeu, na tarde de ontem (17), nove quelônios mantidos em cativeiro numa residência situada na Rua Barbosa Rodrigues, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.
Os animais estavam num tanque de alvenaria e, segundo a proprietária da casa, eram provenientes de doações de terceiros. A fiscalização chegou até o local por meio de denúncia feita pelo 0800-92-2000, a Linha Verde da Semmas. A responsável pelos animais foi autuada em 250 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 15 mil.
As tartarugas foram levadas para o Refúgio Sauim Castanheiras para serem avaliadas e, em seguida, devolvidas à natureza. Depois de avaliação do estado das tartarugas, serão definidos o local e a data da soltura, que deverá acontecer na RPPN Nazaré das Lajes.
Manter animais silvestres em cativeiro é crime previsto no Código Ambiental do Município e na Lei 9.605.
O chefe da Divisão de Fiscalização da Semmas, Wellington Marialva, alertou para os riscos de manter animais silvestres em cativeiro ou comercializar carne de caça e pescado clandestinamente.
- Estamos intensificando nosso controle sobre esse tipo de atividade e vamos apertar o cerco contra os infratores - afirmou, reiterando a importância da parceria com a população em ajudar o trabalho denunciando as irregularidades por meio do 0800-92-2000.(Fonte:Semmas)

Nenhum comentário: