Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GASODUTO EVITARÁ EMISSÃO DE 1,2 TONELADAS DE CO2-ANO



Manaus - O uso do gás natural na geração de energia elérica deve evitar a emissão de cerca de 1,2 milhão de toneladas de CO2 por ano na capital. A cerimônia de inauguração do gasoduto Urucu-Coari-Manaus acontece nesta quinta-feira (26) com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, Lula.
A obra de transporte do gás faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está orçada em R$ 4,5 bilhões. O gasoduto substitui o óleo diesel e o óleo combustível pelo gás natural para geração de energia elétrica.
O gás de Urucu passará pelas cidades de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba e Manaus, com mais de 700 km de extensão na fase inicial.
A primeira unidade a receber o gás natural é a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), da Petrobras, com um consumo inicial de 77 mil m³/dia. Em janeiro de 2010, alcançará 253 mil m³/dia.

Primeira operação

A usina termelétrica Tambaqui (60 MW) será a primeira a utilizar gás natural para geração de energia elétrica em Manaus. A operação deve ocorrer já a partir do próximo dia 21 de dezembro desse ano.
Além de Tambaqui, as usinas Manauara (60 MW), Jaraqui (60 MW), Aparecida (152 MW), Mauá (268 MW), Cristiano Rocha (65 MW) e Ponta Negra (60 MW) irão utilizar o gás natural.

Capacidade

O gasoduto tem capacidade inicial para transportar 4,1 milhões de m³/dia. Com a instalação de duas estações de compressão intermediárias entre Urucu e Coari alcançará 5,5 milhões de m³/dia, a capacidade total contratada, em setembro de 2010.
A distribuição do gás natural para o consumidor final é responsabilidade da Cigás (Companhia Distribuidora do Amazonas), concessionária do estado.
Serviço
Extensão: 661 km de linha tronco e 140 km de ramais para atendimento a oito cidades
Capacidade: 4,1 milhões de m³/dia, inicialmente, atingindo 5,5 milhões de m³/dia com a instalação de duas estações de compressão até outubro de 2010
Investimento: R$ 4,5 bilhões
Ramais de atendimento: Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba; além de dois ramais para as usinas de Aparecida e Mauá, em Manaus.(P.Amazonia)


,

Nenhum comentário: